Os ipês amarelos que pintam a Praça Dante Alighieri de Caxias do Sul mostram que o inverno está com os dias contados. A troca para a primavera ocorre exatamente às 9h44min do próximo domingo (22) - e segue até o dia 21 de dezembro. A nova estação chega com promessa de dias com pouca chuva e temperaturas equilibradas para a época do ano na Serra.
O meteorologista Guilherme Alves, da Climatempo, explica que, de maneira geral, a primavera será típica. A previsão mostra um equilíbrio: não haverá muita chuva, nem seca, nem calor intenso ou frio forte.
E, diferentemente da primavera de 2023, que ocorreu sob efeito do fenômeno El Niño e, por esse motivo, teve mais registros de tempestade, o volume de chuva, desta vez, será menos significativo.
— A tendência é que o fenômeno La Niña venha com fraca intensidade, por isso não deve ocorrer muita chuva na Serra. Olhando o acumulado dos três meses, haverá de 25 a 50 milímetros de chuva.
Em Caxias do Sul, na primeira semana da primavera, de 22 a 29 de setembro, há possibilidade de pancadas de chuvas e temperaturas máximas acima dos 20 °C. Na terça-feira (24), por exemplo, não chove e as temperaturas variam entre 19°C e 30°C. A quinta-feira (16) deve ser o dia mais frio da semana, com mínima de 11°C em Caxias.