O mês de outubro na Serra deve ter variações nas temperaturas e dias de chuva dentro da média, segundo a Climatempo. As condições climáticas, típicas da primavera, prometem um equilíbrio entre os dias ensolarados e frios, com instabilidades próprias da estação. Ao longo do mês, com a diminuição da chuva, o frio deve se afastar de forma gradativa e dar espaço para os dias mais quentes.
De acordo com o meteorologista Vitor Takao Suganuma, nesta primeira semana do mês, uma frente fria avança na Serra e influencia as temperaturas na região. Há previsão de chuva durante dias alternados e temperaturas baixas até a semana que vem.
A partir da segunda quinzena de outubro, a intensidade da chuva deve diminuir, com volumes mais modestos em comparação com o início do mês e as temperaturas podem subir de forma gradativa.
Ainda conforme Suganuma, o fenômeno La Niña, neste início de estação, terá influência mínima. Entretanto, no decorrer de toda a primavera, há previsão de diminuição gradual de chuvas em todo o Sul do país, causado pelo fenômeno.