Uma frente fria que avança sobre todo o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (12) gera instabilidade na Serra. Segundo a Climatempo, em razão do fenômeno, a chuva preta, causada pelas queimadas que atingem o Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina, pode cair na região. Além disso, a temperatura começa a baixar depois de um período de elevação.
De acordo com o meteorologista Guilherme Borges, da Climatempo, a frente fria ocorre devido ao choque entre a massa fria e a massa de ar quente, que está na parte central do Brasil, se deslocando para o Estado. Nesta quinta-feira, ela avança e favorece a instabilidade em todas as regiões. A temperatura para esta quinta varia entre 13ºC e 20ºC.
Em razão da instabilidade, a previsão é de chuva moderada e de forte intensidade na Serra a partir desta quinta-feira. Há alerta para temporais, que podem ocorrer na sexta (13) em razão da variação dos ventos em altos níveis da atmosfera. Por causa da presença de fuligem em decorrência das queimadas, a chuva pode ser preta em todas as regiões do Estado.
As temperaturas para sexta-feira devem variar entre 14ºC e 23ºC. Ainda conforme a Climatempo, no sábado (14) a instabilidade continua na Serra devido a circulação do ar após a passagem da frente fria. A temperatura diminui e varia entre 9ºC e 18ºC.
Para o domingo (15) o tempo volta a ficar firme na região, mas a temperatura não deve subir. Isso ocorre em razão da chegada de uma massa de ar polar, esperada após a passagem da frente fria. O termômetro está previsto para marcar entre 7ºC e 19ºC.