Quase um mês após o incêndio que atingiu o prédio da Receita Federal, em Caxias do Sul, a estrutura precisará passar por reformas para poder retomar, em um só espaço, todos os atendimentos à população. A estrutura não foi prejudicada, mas a rede elétrica sofreu danos. Agora, a expectativa, segundo o Delegado da Receita Federal, Leandro Tessaro Ramos, é abrir uma licitação até o início de 2025 e poder realizar as obras necessárias.
— A gente vai precisar fazer uma reforma da parte interna do edifício. Estamos em licitação do projeto de reforma, que deve ser concluída até o início do ano que vem e, depois, iniciar a reforma. Provavelmente vai ser em duas etapas. Primeiro, fazendo as intervenções gerais para que o primeiro piso volte a ser operacional mais rápido. A segunda fase da reforma será no segundo pavimento, que vai precisar de uma reforma maior — explica o delegado.
Representantes da Receita estão buscando um prédio público que possa concentrar os atendimentos. Caso não seja encontrado, se cogita alugar um espaço. Essa definição deve ocorrer até o mês que vem.
— A gente tem que procurar, primeiro, algum órgão público que tenha espaço. Hoje são cerca de 100 funcionários, sendo que, pelo menos 50 pessoas frequentam o prédio todo dia. Então, a gente procura uma estrutura desse porte para que possamos abrigar os demais serviços da Receita Federal, além do atendimento que está ocorrendo no Tudo Fácil — explica Leandro.
Atualmente, os atendimentos de serviços essenciais à população, como informações de débitos e consulta a processos, são realizados na unidade do Tudo Fácil, no segundo andar do Shopping San Pellegrino. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.
As demandas também podem ser solucionadas pelo site da Receita Federal.