O incêndio que atingiu o prédio da Receita Federal de Caxias do Sul foi totalmente controlado pelo Corpo de Bombeiros. Por volta das 13h30min desta quinta-feira (25), a equipe fazia o rescaldo da ocorrência. A estrutura, localizada no bairro Rio Branco, foi totalmente evacuada e ninguém ficou ferido. O prédio foi interditado e passará por perícia na sexta-feira (26).
Segundo relato de testemunhas, as chamas iniciaram por volta de 12h, na região que abrange as salas do setor de controle de crédito tributário.
Conforme o major José Maria de Lima Garcia do Nascimento, em uma análise inicial, a corporação identificou que cerca de 70% do piso superior foi atingido pelas chamas.
— A principal dificuldade foi que houve a dissipação da fumaça por meio da central de ar-condicionado da edificação. Em um segundo momento, vamos fazer a verificação dos detalhes para ver onde foi efetivamente o início do incêndio — ressalta.
Cerca de 20 militares participaram da ocorrência, em três caminhões e uma ambulância. Um caminhão-pipa do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), a Fiscalização de Trânsito e a Brigada Militar também prestaram apoio.
Conforme o delegado da Receita Federal em Caxias do Sul, Leandro Tessaro Ramos, cerca de 300 pessoas circulam por dia no prédio. Por se tratar de um horário próximo ao do almoço, havia, de acordo com ele, 40 pessoas, que foram rapidamente evacuadas.
Prédio vai passar por perícia
O prédio está interditado por tempo indeterminado e será periciado na sexta-feira (26). Um laudo sobre a situação da estrutura deve ser emitido nos próximos dias.
— Muito provavelmente na semana que vem já teremos uma previsão de reabertura — finaliza Leandro.