A segunda etapa dos investimentos nas obras da escola Cristóvão de Mendoza, em Caxias do Sul, deve ter início até meados de agosto. A empresa Cidade Projetos e Construções LTDA, de Bento Gonçalves, assinou o contrato quarta-feira (17). A construtora executará a reforma geral dos blocos A, B e C da instituição. O investimento desta etapa é de cerca de R$ 14,2 milhões.
Conforme Joel Vargas da Silva, coordenador da 4ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (4ª Crop), após as secretarias estaduais de Educação e de Obras Públicas assinarem o contrato, ele será publicado no Diário Oficial do Estado. Na sequência, a Secretaria de Obras emite a ordem de início, que será enviada à 4ª Crop. A coordenadoria dará, então, o prazo de cinco dias para que a empresa responsável inicie os serviços.
— Em meados de agosto, iniciaremos a segunda etapa das obras. A previsão é de que elas sejam concluídas em 20 meses, conforme o prazo contratual. Obviamente que depende das condições do tempo e de alguns serviços extras que podem ou não aparecer no decorrer da execução — afirma Silva.
Reforma do ginásio e auditório completam seis meses
Na próxima semana, a primeira etapa das obras no Cristóvão de Mendoza completa seis meses. Cerca de 20% dos trabalhos estão concluídos, segundo a 4ª Crop. Os serviços são executados pela empresa Cerâmica Taquari Construções, também de Bento Gonçalves. Inicialmente, o prazo de conclusão dos trabalhos era de 12 meses, mas, conforme a 4ª Crop, órgão que fiscaliza os trabalhos, devido a algumas intercorrências que surgiram, o prazo foi estendido em mais três meses. Com isso, haverá um aditivo ao contrato. O valor inicial da primeira etapa de obras é de cerca de R$ 5,9 milhões.
— Ao fazermos a recuperação das paredes do ginásio, constatamos que elas não tinham fundação, que teve que ser feita com contrapiso de concreto. Os revestimentos estavam muito comprometidos, e tivemos que praticamente trocar todo o revestimento interno e externo do ginásio e do auditório. As esquadrias das janelas também estavam muito danificadas. Algumas tiveram que ser substituídas e outras recuperadas uma a uma para que fiquem em perfeitas condições de uso — relata.
O ginásio da escola recebeu acessibilidade para arquibancadas, reforma dos banheiros e vestiários, pintura, reforma do sistema elétrico, de abastecimento de água e esgoto e reforma da cobertura. A estrutura de concreto para os reservatórios de abastecimento de água da escola também já está sendo construída.
No auditório, interditado desde julho de 2013 por problemas nas saídas de emergência, na fiação elétrica e no carpete, os trabalhos contemplam ações de restauro. As mil poltronas foram removidas e revitalizadas. Por questões de adequação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), o espaço foi reduzido e contemplará 860 lugares. Também está sendo realizada a reforma do palco, para que atenda aos critérios de acessibilidade, banheiros novos, reforma da cobertura e rede elétrica. Também serão executados serviços como a recuperação de passarelas entre os blocos escolares.
A maior escola de Caxias do Sul, com cerca de mil alunos matriculados, sofria há anos com rachaduras, infiltrações, goteiras e deterioração da estrutura. A diretora do Instituto de Educação Cristóvão de Mendoza, Raquel Rojas Grazziotin, acompanha de perto a reforma do espaço.
— Os alunos e os professores estão bem ansiosos e não veem a hora de as obras ficarem prontas. Eu, particularmente, estou muito emocionada e gostaria de estar aqui para acompanhar a finalização dos trabalhos. São obras muito importantes para toda a comunidade, já que foram muito aguardadas durante anos — comemora Raquel.