O júri realizado na quarta-feira (24) pelo 1º Juizado da 1ª Vara Criminal de Caxias do Sul condenou Marcelo Viana Araújo a cinco anos de reclusão em regime semiaberto. Ele é apontado como o responsável pelo assassinato de Márcio José Pereira dos Santos.
Outros dois homens também estavam sendo julgados, William Telles dos Passos e Émerson Palhano Pereira, que foram absolvidos. Conforme a denúncia do Ministério Público, não havia provas que indicassem a participação de Passos e Pereira no homicídio.
O crime aconteceu em junho de 2009, na Rua Valentim João Casagrande, próximo à Conesul, no acesso à localidade de São Valentim, no bairro Cruzeiro. Segundo a investigação e a denúncia do MP, Araújo espancou e assassinou a vítima com golpes de facas. Conforme o MP, a ação teve apoio de William Telles dos Passos.
Durante as agressões a Santos, Araújo foi atingido por pedras jogadas por populares. Ele foi socorrido por Émerson Palhano Pereira, que tirou Passos e Araújo do local em um veículo modelo Voyage. No entanto, o MP não encontrou provas que comprovassem o envolvimento de Passos e Pereira no crime.
Sobre a condenação de Araújo, o MP afirmou que entende a pena aplicada é coerente e não pretende recorrer para aumentar. A defesa de Araújo, feita pela Defensoria Pública do Estado, poderá recorrer da decisão para reduzir a pena. A entidade afirmou que irá se pronunciar nos autos do processo.