A pavimentação do trecho de 10 quilômetros na RS-437, entre Antônio Prado e Vila Flores, será realizada pelo governo estadual. A confirmação foi anunciada pelo próprio governador Eduardo Leite em uma reunião com os prefeitos dos municípios, Evandro Brandelise, de Vila Flores, e Roberto Dalle Molle, de Antônio Prado.
No encontro, que aconteceu na última quinta-feira (18), o governador apresentou um plano para acelerar a reconstrução de rodovias que foram atingidas pela chuva de maio. Serão executadas 30 obras, elencadas como prioridade pelo governo estadual, incluindo a pavimentação entre as cidades da Serra.
Para isso, a equipe de Leite deverá acelerar os processos para encaminhar a licitação nos próximos meses. Não foi divulgada qual secretaria será responsável pelo projeto de pavimentação da RS-437.
O asfaltamento da rodovia é uma das demandas mais antigas da região. Os municípios já tinham elaborado o projeto de engenharia e buscavam recursos junto ao Estado para executá-lo. O projeto já estava cadastrado junto à Secretaria Estadual de Turismo.
No entanto, com o fechamento a BR-470 desde maio, o fluxo de veículos na RS-437 aumentou expressivamente. A via se tornou uma alternativa para conectar as regiões dos Vinhedos com o Norte do Estado. Dessa forma, a necessidade de aumentar a segurança na estrada de chão batido se tornou essencial.