A chuva causa pontuais danos estruturais em estradas e estruturas de drenagem no interior de Caxias do Sul. Conforme a secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos, até o momento, a Estrada Municipal Claudino Antônio da Costa, que liga e região central a Santa Lúcia do Piaí, anteriormente liberada para veículos leves após as chuvas de maio, foi novamente interditada devido ao agravamento dos danos em locais que estavam em obras.
Segundo o secretário de Obras, Norberto Soletti, nesta segunda-feira a pasta fará novo levantamento dos estragos causados pela chuva, tendo em vista que as equipes da secretaria não conseguiram consertar todos os pontos atingidos e as redes de drenagem que foram danificadas no período da calamidade.
Situação dos Arroios e Córregos:
- Vila Cristina: Os arroios Belo e Pinhal estão no limite de suas capacidades. O Pinhal, especialmente, está no limite de vazão na ponte da rua da Cidadania, ao lado da Subprefeitura.
- Rio Piaí: O rio está transbordando sobre as pontes da Estrada Municipal 214, entre Barros Pimentel e Santa Isabel. A ponte voltou a ficar submersa.
- Estrada do Imigrante: A ponte que corta o Arroio Belo está submersa devido ao transbordamento da água na altura de Vila Cristina.
- Vila Oliva: O arroio Monjolo está no limite de sua vazão. Equipes da Subprefeitura de Vila Oliva haviam recentemente recuperado um pontilhão na rua Cristovam. A água chegou a subir na altura de portas, mas não há relatos de alagamentos até o momento no distrito.
- Fazenda Souza: Há cheias em diversos arroios com registros de 160mm de chuva até o meio-dia de domingo.
- Criúva: Estrada Municipal José Pante, para Mulada está bloqueada. A água está passando por cima da ponte. Igualmente bloqueada a estrada para São Marcos, água passando por cima da ponte. Nível das chuvas já ultrapassou os 180mm no distrito.
- Vila Seca: Os arroios estão na capacidade máxima, sem outros danos até o momento.
- Santa Lucia do Piaí: Estrada Municipal Edgar Jung, comunidade de Farias Lemos, bloqueada novamente por queda de barreira.
- Galópolis: O arroio Pinhal está na capacidade máxima de vazão, e não há relatos de estragos no bairro.