O Aeroporto Regional Hugo Cantergiani poderá aumentar a oferta de voos em Caxias do Sul, conforme anunciado pela prefeitura nesta quinta-feira (6). A possibilidade é aberta a partir de decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de suspender temporariamente uma determinação que limitava o número de operações no terminal. A medida era do final do ano passado e pedia que o aeroporto recebesse uma série de melhorias técnicas para poder ampliar a demanda.
Inicialmente, a suspensão da determinação é válida até 31 de agosto. De acordo com a assessoria do município, uma série de melhorias está em andamento no aeroporto. Entre elas, a contratação de uma empresa especializada em áreas técnicas aeroportuárias, a Orion Aeroportos, e a ampliação do número de servidores no terminal.
Para os próximos dias, a administração do Hugo Cantergiani prevê a ampliação e a remodelação das salas de embarque e desembarque, aquisição de novos equipamentos de raio X e de esteiras de bagagem, e a instalação do Papi (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão, em português). O aparelho auxilia nos pousos.
Anteriormente, a Anac também havia solicitado ao aeroporto um recapeamento da pista e homologação de uma área de giro numa das cabeceiras da pista. Segundo a agência, ela serve para permitir que a aeronave complete uma curva de 180° sobre a pista de pouso e decolagem. Conforme a prefeitura, estas melhorias também estão previstas para ocorrer nas próximas semanas.
O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, avalia que a mais recente decisão da agência reguladora é um reconhecimento ao empenho da administração do Hugo Cantergiani em seguir o Plano de Ações Corretivas.
Já conforme a assessoria de imprensa da Anac, a medida limitava as operações de aeronaves comerciais com mais de 19 assentos, em 28 frequências semanais. Além disso, cai temporariamente a proibição de operações de aeronaves de categoria 4C, como Airbus A320-200, Boeing 737-800 e Embraer ERJ 190-200. Ou seja, aviões de grande porte podem voltar a pousar no aeroporto caxiense.
Em agosto, ida e volta para São Paulo no mesmo dia
A suspensão temporária gera a primeira ampliação do aeroporto caxiense. Ainda de acordo com a prefeitura, a Gol terá mais dois voos extras em Caxias para atender a demanda de uma viagem para São Paulo com retorno no mesmo dia.
O primeiro novo voo pousa em Caxias às 13h30min e decola às 14h10min em direção à Capital paulista, enquanto que o segundo voo sai de Caxias às 6h30min e volta para a Serra às 20h55min. Os dois têm como destino o Aeroporto de Congonhas.
Voos no Hugo Cantergiani
Gol
- Chegada às 12h20min no Hugo Cantergiani e saída às 13h para Congonhas.
- Chegada às 17h35min no Hugo Cantergiani e saída às 18h50min para Congonhas.
Azul
- Chegada às 14h40min no Hugo Cantergiani e saída para Campinas às 15h30min.
Voepass
- Chegada às 15h35min ao Hugo Cantergiani e saída às 16h25min para Guarulhos.
Latam
- Chegada às 10h30min ao Hugo Cantergiani e saída às 11h15min para Congonhas (não opera nas terças-feiras e aos sábados).
- Chegada às 11h30min ao Hugo Cantergiani e saída às 12h35min para Guarulhos.