Construído inicialmente para servir como pista particular do empresário Ercelino Menegon, uma nova opção, caracterizada como condomínio aeronáutico, surgiu para dar suporte ao encaminhamento de donativos aos atingidos pelas chuvas no Estado.
— Temos empresas muito grandes no município, então era uma demanda da região. E acabamos sendo uma solução para dar apoio. Quem é piloto conhece as pistas, e eles estavam tendo dificuldade para pousar em Caxias por conta do movimento, então pudemos ajudar nesse socorro — explica Menegon, que além de proprietário é coordenador de operações e piloto com 10 mil horas de voo.
O Menega Condomínio Aeronáutico tem 1.020 metros de pista, capacidade para receber aeronaves de até 15 toneladas e tem servido como local de pousos e decolagens diárias de aviões vindos de Mato Grosso, Paraná e São Paulo repletos de doações.
Com combustível em estoque, a estrutura serve também como ponto de abastecimento e transbordo dos donativos que seguem por helicópteros pilotados por voluntários de Santa Catarina .
— A associação dos pilotos do aeroporto Costa Esmeralda, de Itapema, está com mais de 20 helicópteros e umas 15 aeronaves. Já tivemos operação de avião cargueiro e estamos descarregando combustível pra manter a operação. A movimentação é grande — afirma Menegon.