A Climatempo divulgou, no início da tarde desta quarta-feira (8), um novo alerta de "chuva extrema" para os próximos dias no Rio Grande do Sul. Segundo o mapa divulgado pelos meteorologistas, são esperados de 200 a 300 milímetros (mm) entre a sexta-feira (10) e a segunda (13) na região da Serra.
Outras áreas gaúchas podem ter volumes ainda maiores, de até 330 milímetros no período. Em Caxias do Sul, o índice histórico para maio é de 131 mm, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia.
As temperaturas se mantêm acima dos 20ºC até o sábado (11). É a partir de segunda-feira (13) que os termômetros começam a baixar, alcançando os 4°C na quarta-feira (15) — veja mais abaixo.
E como fica o restante desta semana?
Na Serra, de acordo com a Climatempo, há previsão de chuva moderada a forte já nesta quarta (8) e também na quinta-feira (9), na região. A sensação térmica é de frio devido a uma frente fria que avança e espalha o ar polar. Em ambos os dias, a chuva ocorre no período da tarde. Na sexta, a precipitação pode ocorrer ao longo de todo o dia.
Em Caxias do Sul, por exemplo, a quantidade de chuva será crescente: 11 mm na quarta, 20 mm na quinta, 59 mm na sexta, 51mm no sábado e 76 mm no domingo. O volume preocupa as autoridades municipais da região, devido à condição do solo ainda encharcado e os diversos desmoronamentos que ocorreram recentemente. A orientação é que pessoas que vivem em área de risco saiam destes pontos, além de quem já saiu, aguarde. Ainda não é possível o retorno.
Previsão de geada
A partir de segunda-feira às mínimas despencam. Em Caxias do Sul, há registro de mínimas entre 3ºC e 8ºC até o dia 22 de maio. Na quinta-feira (16), deve ter previsão de geada. As máximas não ultrapassam os 17ºC e não deve chover na terceira semana do mês.