Um homem de 78 anos e uma mulher de 67, moradores do interior de Santa Tereza, foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves com auxílio de uma tirolesa. A remoção aconteceu na manhã desta quarta-feira (1°), após um deslizamento de terra atingir a lateral da moradia do casal. Cães de estimação também foram resgatados.
Os bombeiros optaram por utilizar as cordas no resgate pois o local é considerado de difícil acesso. Conforme a corporação, a casa está localizada em uma grande área de mata, a cerca de 150 metros da via mais próxima. O espaço está em risco iminente de deslizamento de terra.
Resgates também em Bento Gonçalves
Equipes do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves realizaram a retirada de oito pessoas de áreas consideradas de risco desde a madrugada de terça-feira (30). Os resgates de moradores ocorreram no Vale dos Vinhedos e na Linha 15 da Graciema. Os trabalhos se concentram, também, no manejo de vegetação que bloqueia vias de acesso, lavagem de pistas, entre outros.
No Vale dos Vinhedos, houve registro de alagamentos, corrosão do solo e o resgate de uma pessoa. Na localidade da Linha 15 da Graciema, há registro de alagamentos e pessoas ilhadas. Na terça, foram resgatadas sete pessoas. Nos bairros Eucaliptos e Vila Nova, deslizamentos de terra bloquearam vias.
O prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira informou, no começo da tarde desta quarta-feira (1°), que a situação da comunidade de Faria Lemos também é crítica e complexa, com desmoronamento em várias áreas e casas destruídas. A recomendação é para que moradores não se desloquem para a região.
— Não é uma situação simples. Vamos fazer o máximo possível para acessar o local onde as pessoas estão ilhadas. Temos casas completamente isoladas. Lamentamos muito o que está acontecendo — diz.