Os moradores da Serra atingidos pela enchente perderam muitos bens materiais e alguns já começaram a limpeza das casas para avaliar o que sobrou. Os eletrodomésticos são os bens que mais registraram estragos e podem ser consertados. Pensando nisso, o Senai de Veranópolis e de Nova Prata abriram as portas para o conserto gratuito desses equipamentos.
De acordo com o gerente de operações do Senai nas unidades de Farroupilha, Garibaldi, Nova Prata e Veranópolis, Felipe Andreolla, a mobilização abrange 65 colaboradores e 2 mil alunos de diversos cursos. As equipes estão passando nas casas, conversando com as famílias, recolhem os equipamentos e os levam até a sede da instituição. Após o conserto, os devolvem para as famílias.
— Estamos indo nas comunidades ajudando na recuperação de eletrodomésticos e consertando tudo o que for possível, acolhendo os moradores e dando um pouco de carinho e conforto neste momento tão difícil — afirma Andreolla.
Além disso, todas as unidades estão recebendo produtos de doações, realizando a triagem e entregando a quem precisa. Em Farroupilha, os alunos também produzem cobertores e mantas para quem perdeu roupas e cobertores. Segundo Andreolla, esse serviço não deve parar tão cedo. Enquanto houver necessidade nos municípios da Serra, os alunos e funcionários do Senai vão auxiliar na reconstrução e no acolhimento. O próximo trabalho definido pela equipe é também auxiliar na construção de casas e na fabricação de móveis.
O gerente de operações comenta que esta é uma via de mão dupla: auxiliar as pessoas que precisam e gerar experiência de vida aos alunos do Senai, que acompanham as ações de perto.