Nesta semana, a prefeitura de Caxias, em uma parceria com a empresa Ambe (que fará o gerenciamento dos materiais), instalou três pontos para coleta de resíduos eletroeletrônicos na cidade dentro do Movimento Ecotec. Eles estão no Centro Administrativo, nas sedes da secretaria de Meio Ambiente (Semma) (junto à Maesa, na Rua Dom José Barea, 1.501, bairro Exposição) e da Educação (Smed) (Rua Borges de Medeiros, 260, no Centro).
Os itens (confira abaixo) podem ser depositados nos bags de segundas a sextas-feiras, das 10h às 16h. A gerente de Educação Ambiental da Semma, Pamela Kuse, explica que o plano é ampliar o projeto às escolas:
— As instituições que participarem da atividade receberão um bag da empresa Ambe. Quando a embalagem estiver cheia, os materiais serão separados e pesados. O valor obtido com os objetos será revertido para cada colégio.
Escolas interessadas em aderir ao Movimento Ecotec podem entrar em contato pelo telefone (54) 3901.1445, ramal 5208 (segundas a sextas, das 10h às 16h) ou pelo e-mail pḱuse@caxias.rs.gov.br.
Outro espaço que recebe os materiais é o Ecoponto da Companhia de Desenvolvimento de Caxias (Codeca), que fica na RSC-453 (Rota do Sol), 31.382, no bairro Centenário. A entrega dos itens pode ser feita de segundas a sextas, das 8h às 17h; e aos sábados, das 7h às 13h.
O que pode ser descartado
- Linha Verde: equipamentos de informática e telecomunicação, como computadores, notebooks, celulares, servidores, impressoras, baterias de celulares e notebooks, baterias automotivas, raio X e periféricos.
- Linha Branca: equipamentos de cozinha, refrigeração e área de serviço como geladeiras, micro-ondas, máquinas de lavar e secadora.
- Linha Marrom: equipamentos de áudio e vídeo, como televisores, rádios, DVDs, videocassete.
- Linha Azul: equipamentos eletroportáteis e ferramentas elétricas, como chapinhas, secadores, furadeiras e parafusadeiras.
- Itens que não são coletados: lâmpadas fluorescentes, incandescentes e de LED; pilhas, cartuchos e tonners.