Inicia nessa semana uma série de ações culturais em quatro escolas públicas de Caxias do Sul. Desenvolvido pelo rapper e escritor Chiquinho Divilas, o projeto Tratado de Paz passará pelas instituições Escola Municipal Villa-Lobos, Escola Municipal Paulo Freire, Escola Angelina Sassi e Escola Basílio Tcacenco. O cronograma das atividades vai de 29 de abril a 20 de maio.
Nesse período, cerca de 3 mil alunos participarão de shows, palestras, bate-papos e oficinas. Em cada escola, o projeto terá duração de três dias, promovendo 12 ações que resultarão em 48 atividades. Entre as ações previstas estão oficinas de rima e de batalha de rima, gratifagem, breakdance (estilo de dança) e pajada/trova gaúcha - este último uma referência ao trabalho do grupo RAPajador, que une Chiquinho Divilas, o acordeonista Rafael De Boni e o DJ Hood.
Sob o olhar do hip hop, Divilas também apresentará aos alunos o histórico Tratado de Paz, em que gangues de Nova York se uniram em uma ação pacificadora. Nesse cenário, temáticas como saúde mental, drogas e respeito de gênero, serão abordadas.
Além dos alunos, os professores e outros profissionais que atuam no ambiente escolar também terão um momento de integração com Divilas. A proposta é que possam auxiliar na formação de referências positivas para os estudantes.
O projeto Tratado de Paz é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Secretaria de Cultura de Caxias do Sul com apoio cultural da Fundação Marcopolo.