A prefeitura de Gramado divulgou imagens do projeto do Centro de Bem-Estar Animal. O espaço, na Rua Serafim Benetti, terá capacidade para atender até 150 animais e foi idealizado pela Secretaria de Governança e Desenvolvimento Integrado.
Além de canil e gatil, o centro contará com sala de atendimento, sala de cirurgias, isolamento, espaço do adotante, sala de adoções e recepção, sendo orçado em cerca de R$ 2 milhões. A área total do terreno é de 1,8 hectare e a intenção do poder público é ofertar aos animais um espaço amplo para recreação e prática de atividades físicas.
Após a conclusão e inauguração do Centro de Bem-Estar Animal, o atual abrigo será desativado e os animais realocados para o novo espaço. Entretanto, as datas para início e entrega das obras não foram informadas pela prefeitura.
Garibaldi cria o Departamento de Bem-Estar Animal
Outro município da Serra também avançou, nesta semana, em políticas de cuidados com cães e gatos. A prefeitura de Garibaldi instituiu o Departamento de Bem-Estar Animal. A criação do setor foi aprovada pela Câmara de Vereadores e tem como objetivo incentivar a guarda responsável dos animais, propor e auxiliar a realização de parcerias com empresas públicas e privadas, acompanhar ações e adotar providências contra situações de maus-tratos, além de realizar campanhas de conscientização pública sobre a adoção de animais.
Dentre os projetos que já estão em vigor no município há o Banco de Rações e Utensílios para Animais, que consiste no recebimento de rações para cães e gatos e utensílios como coleiras, potes, camas e casinhas. Os donativos são destinados para protetores independentes; organizações não governamentais, entidades e instituições ligadas à causa animal, devidamente constituídas e famílias inseridas em algum dos programas da Secretaria da Habitação. É possível doar os objetos em estabelecimentos particulares - veja aqui.
E quem busca adotar um animalzinho pode acompanhar as atualizações no novo perfil do Instagram @bemestaranimalgaribaldi.