A Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) informou nesta terça-feira (23) que o quilômetro 38,3 da RS-122, em São Vendelino, foi liberado, e o tráfego passou a fluir normalmente nos dois sentidos da rodovia. O trecho, que é a principal ligação da Serra com a Região Metropolitana, estava bloqueado desde sábado (20) após um deslizamento de terra interromper o tráfego de veículos nas duas pistas do sentido Capital-Serra.
Os trabalhos iniciaram no fim de semana. Inicialmente, estava prevista a liberação para a noite de segunda (22), mas a remoção e limpeza da pista foram concluídas no fim da tarde desta terça. Durante o período de interrupção, os motoristas foram orientados a usar um desvio provisório.
Mesmo com o trabalho emergencial realizado após a queda desta barreira, a CSG deve apresentar um plano com propostas para melhorias nas encostas das rodovias da Serra administradas pela empresa. Estas ações devem ser apresentadas para a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) quando a CSG completar um ano de concessão. Ou seja, no próximo dia 1º de fevereiro.
Qualquer ocorrência nas áreas de cobertura da concessão da CSG deve ser comunicada imediatamente à companhia pelo 0800-122-0240. O atendimento ocorre todos os dias, durante 24 horas, e a ligação é gratuita. Atualizações podem ser acompanhadas pelo X (antigo Twitter), no perfil @csgcaminhos.