A grande concentração de pessoas aguardada para os dias de Festa da Uva estão no radar da Brigada Militar (BM) de Caxias do Sul e da comissão organizadora do evento. Na manhã desta segunda-feira (22) foi apresentado o plano operacional de segurança para o período de 15 de fevereiro a 3 de março.
Um termo de cooperação foi assinado para que a vigilância das áreas internas e externas do parque, assim como os shows e desfiles, sejam feitos pela Brigada Militar. De acordo com o comandante do CRPO/Serra, coronel Márcio Rosa da Luz, a parceria é nos mesmo moldes de eventos como a Oktoberfest de Igrejinha.
— Por se tratar de uma festa comunitária, aos moldes da festa de Igrejinha, por exemplo, que a Brigada Militar historicamente celebra o termo de cooperação e faz a segurança interna da festa, nós trouxemos essa ideia para Caxias. Ao invés da comissão destinar um recurso para uma empresa privada, que esse recurso seja celebrado e que o retorno venha para a Brigada Militar — explica o comandante, que ainda afirma que cem policiais farão parte do efetivo dentro e fora do parque.
Em 2016, na última edição antes da pandemia, mais de 690 mil pessoas passaram pelo Parque Mário Bernardino Ramos, local que abrigará uma unidade da BM para concentração do efetivo e registro de ocorrências.
De acordo com o presidente da Festa da Uva, Fernando Bertotto, uma empresa privada irá atuar no acesso do público ao parque. A organização não divulga valores, mas garante que o recurso a ser destinado ao policiamento já está previsto no convênio com a prefeitura:
— Vai dar muito mais tranquilidade ao evento, a BM dá a sensação de segurança e isso é muito importante. A segurança do evento é uma prioridade.