Após dois anos tendo aulas em um prédio alugado distante quase oito quilômetros de onde moram, os mais de 200 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Laurindo Luiz Formolo passarão a estudar mais próximo da comunidade do bairro São Ciro no ano letivo de 2024. A instituição funcionará de forma definitiva no antigo seminário dos Padres Paulinos, atrás da igreja da Paróquia São Ciro, em Caxias do Sul, como havia sido anunciado anteriormente. A mudança foi oficializada nesta segunda-feira (8).
O imóvel foi obtido por meio de uma permuta com a Pia Sociedade de São Paulo (Paulinos). Neste momento, a prefeitura atua na limpeza, capina e manutenção de algumas salas de aula e trabalhará durante o recesso escolar nas adequações e manutenções para trazer os estudantes ao novo espaço. Parte do local era ocupado pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Novo Amanhã, que deixou o prédio.
Segundo a prefeitura, a área total a ser utilizada pela escola é de 7,5 hectares. Neste primeiro momento, o colégio ocupará aproximadamente 3 mil metros quadrados destinados às salas de aula, para Educação Infantil, atividades especiais e multiuso, além de área administrativa, banheiros, laboratório, biblioteca, ginásio, refeitório, lavanderia e cozinha.
A Laurindo Formolo foi transferida de forma provisória para o imóvel do antigo Colégio Mutirão, na Rua Pinheiro Machado, em julho de 2021, devido às más condições do prédio que ocupava, na Avenida Senador Alberto Pasqualini, no bairro São Ciro II. O estado da construção de 1990 era tão precário que apenas uma reforma não seria suficiente, exigindo um novo prédio. A unidade foi demolida em janeiro de 2022.
A partir disso, o município desenvolveu um projeto (mais tarde adaptado para reduzir custos) e captou recursos via empréstimo para viabilizar a obra. Quatro licitações chegaram a ser lançadas, mas nenhuma avançou.