A agência do Tudo Fácil de Caxias do Sul, disponibiliza 160 vagas diárias para a confecção de novas carteiras de identidade. Ela é realizada pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) na agência, localizada na Av. Rio Branco, 425, dentro do Bourbon Shopping, no bairro São Pelegrino. Neste momento, não é obrigatória a troca para o novo modelo, já que o antigo tem validade até 2032. Quem precisar do serviço deve agendar através do site rs.gov.br ou por este link.
Neste começo do ano, o movimento está intenso na agência, de acordo com o gerente em Caxias do Tudo Fácil, Fábio Pires de Souza. Só nesta quarta-feira (10), 200 pessoas aguardavam na fila antes do estabelecimento abrir. Muitas pessoas estão aproveitando as férias para renovar o documento ou, como no caso de Ana Luiza Dias Deck, 12 anos, fazer a primeira via. Ana foi acompanhada da mãe, Adriana De Lima Dias, 40, na manhã desta quarta. Elas moram no bairro São Pelegrino e aproveitaram o horário de intervalo de trabalho da mãe para ir até o shopping.
— Eu fiquei nervosa, ansiosa, bastante vermelha, mas, deu tudo certo — contou a adolescente.
Segundo Adriana, já era uma necessidade fazer a identidade da filha, mas as mudanças e uma viagem internacional que a família pretende fazer em breve motivaram a busca pelo documento. A mãe relatou que o atendimento foi rápido e tranquilo, só o agendamento foi mais difícil devido à conciliação de datas e de horário de trabalho. Para ela, o novo modelo se destaca pela praticidade de unir diversos documentos, podendo ser utilizado de forma virtual e disponibilizando informações de saúde que podem salvar a vida da pessoa dependendo da situação que se encontrar.
Nova carteira de identidade
A principal mudança da nova carteira é que o número principal para a identificação pessoal é o CPF, não mais o Registro Geral - RG. Além disso, podem ser inclusos, levando documentos originais comprobatórios, dados referentes a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), tipo sanguíneo, fator RH e condições específicas de saúde que auxiliem no pronto atendimento em caso de emergências. Ainda número do PIS/PASEP, da Carteira de Trabalho e Previdência Social, do Certificado Militar, do Título de Eleitor e do documento de identidade profissional. Apesar da inclusão de números da CNH e a possibilidade de usar como documento de viagem para os países do Mercosul, a nova identidade não substitui o passaporte e a CNH.
A identidade será feita somente se o CPF da pessoa estiver em dia com a Receita Federal. Segundo Souza, Dependendo da irregularidade que a pessoa tiver no guichês de CPF do Tudo Fácil é possível resolver e dar seguimento à emissão do novo documento. A equipe não tem acesso direto ao sistema da Receita, mas ao site, ou seja, auxilia em dúvidas e serviços disponíveis ao público no ambiente virtual.
A versão digital fica disponível para quem tem cadastro na plataforma digital gov.br, do governo federal, após a retirada do modelo físico. Segundo o IGP, a nova carteira possui dispositivos de segurança, como a impressão em papel-moeda e um QR Code, que armazena as impressões digitais e informa se o documento foi furtado ou roubado.
Em Caxias do Sul, para a retirada do documento aguarda-se 30 dias úteis. Outra pessoa pode buscar, mas, precisa ter um documento de autorização preenchido. Esse documento é entregue durante a confecção. Não é necessário ser residente em Caxias para utilizar o serviço no município.
Tudo Fácil Caxias
Todos os dias, às 8h, abre no site do governo o agendamento com previsão para abrir vaga na semana seguinte. A média de demora no atendimento é de 15 minutos dentro da agência. O funcionamento da agência em Caxias do Sul durante a semana é das 10h às 20h, e aos sábados das 10h às 14h, em ambos os dias sem fechar ao meio-dia. Ao longo da semana, por dia, a agência disponibiliza 160 vagas - 100 agendamento e 60 para encaixe. Aos sábados são mais 60 - 30 agendadas e 30 encaixes. Ou seja, em uma semana 860 pessoas podem fazer a nova carteira.
A primeira via e a renovação do documento são gratuitas. Pessoas com idade superior a 65 anos ou vítimas de roubo mediante apresentação de boletim de ocorrência também não pagam. Quem perder e precisar tirar a segunda via tem que pagar uma taxa de R$ 86,66, que deve ser paga em dinheiro no Banrisul.
O Tudo Fácil Caxias do Sul foi inaugurado em setembro de 2022. Considerando todos os serviços realizados pela agência, em 2023 a unidade registrou 104.981 atendimentos. Desses, 41.317 foram para emissão de carteiras de identidade. Não é possível especificar quantas dessas carteiras já são do novo modelo.
Documentos Necessários
Os documentos necessários são os mesmos para primeira ou segunda via da carteira de identidade. O CPF deve estar em situação regular com a Receita Federal. Não é necessário trazer fotos.
- Solteiros: Certidão de Nascimento original, legível, atualizada ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);
- Casados/Viúvos: apresentar Certidão de Casamento original, legível, atualizada ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);
- Separados Judicialmente ou Divorciados: apresentar Certidão de Casamento com a respectiva averbação original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);
- Naturalizados: certificado de naturalização, com portaria atualizada, original ou cópia autenticada;
- Menores de 16 anos: além de apresentar a Certidão de Nascimento original, devem estar acompanhados de uma das seguintes pessoas: mãe, pai, avô(ó), guardião(ã), tutor(a), curador(a), e estes deverão portar a sua Carteira de Identidade. Quando acompanhados por guardião(ã), tutor(a), curador(a), estes deverão apresentar também o termo emitido pelo juizado que comprove a guarda, tutela ou curatela;
- Importante: o documento apresentado deve ser original ou cópia autenticada por tabelionato, legível, atualizada, em bom estado de conservação e não pode conter rasuras ou estar plastificado;
- Atenção: o documento (Certidão de Nascimento, Casamento ou Certificado, etc.) deverá estar em boas condições, sem nenhuma espécie de rasura, mancha ou dano. O documento não pode ser manuscrito ou estar plastificado. Quando for cópia autenticada, esta precisa estar legível e sem rasuras.