A confraternização de Natal será mais especial para 600 famílias de Caxias do Sul. É que a prefeitura, em parceria com a Associação Mão Amiga e a colaboração de dezenas de voluntários, entrega, nesta sexta-feira (22), refeições natalinas para pessoas cadastradas no Restaurante Popular e para associações de recicladores.
Os 600 kits, entregues pelo quinto ano consecutivo, têm ave assada, frutas, arroz à grega, farofa, batata palha, panetone, bombons, suco e biscoitos. O bairro Reolon concentrou o maior número de entregas, com 144 ceias distribuídas. Por volta das 11h, cerca de 70 pessoas formavam fila para receber o alimento especial nas proximidades da Unidade Básica de Saúde do bairro.
Segundo a receber a ceia, o aposentado Alberi Machado da Silva, 72 anos, vai dividir com a esposa, a filha e uma neta. Morador do bairro Mariani há 28 anos, ele avalia que é um importante apoio para garantir uma refeição diferente nesta época do ano.
— Vai muito bem, né? É uma vantagem, é um dinheiro que não precisa gastar. Porque hoje com R$ 100 a gente não compra quase nada — diz.
Emocionada, Nilza Maria de Souza Lisboa, 69, contou que mora sozinha, mas vai se reunir com os três filhos para celebrar o Natal e compartilhar os alimentos recebidos da prefeitura. O kit era celebrado por ela:
— Gostei muito! Meu salário é pequeno, se fosse pra comprar, não ia dar. Paga luz, paga água, IPTU, não sobra — avalia.
A iniciativa também foi importante para quem costuma ser solidário em outros momentos do ano. A dona de casa Patrícia dos Santos, 45, é reconhecida por cozinhar e servir refeições a famílias em vulnerabilidade da comunidade e garantiu a ceia preparada por voluntários. Para ela, o Natal representa a fé e a esperança de dias melhores.
— Muitas pessoas da nossa comunidade vão ter um Natal mais digno com essa refeição. A gente nota que elas estão muito felizes — comenta.
A distribuição contempla, além do Reolon, os bairros Consolação, Canyon e Campos da Serra, além de um almoço natalino que foi servido ao meio-dia para pessoas em situação de rua na sede da União das Associações de Bairros (UAB).
Preparação começou na manhã de quinta
A preparação dos kits começou nas primeiras horas da manhã de quinta-feira (21). As aves foram assadas por integrantes do Instituto Amar ao Próximo e da Força Auxiliar dos Bombeiros Voluntários da Rota do Sol.
A diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cristina Fabian Gregoletto, detalha que a iniciativa é organizada desde setembro e é realizada com muito carinho.
— Nós, aqui do Restaurante Popular, sempre temos um cuidado para que as pessoas recebam um alimento com nutrientes, da nossa agricultura familiar, da safra, e, hoje, além disso tudo, vai muito carinho, muito afeto. Queremos que estas pessoas tenham na casa delas o que queremos ter na nossa. Desejamos que elas possam confraternizar e ter um espírito de solidariedade e amor pelo próximo — salienta Cristina.
Acostumado a lidar com situações de resgate e salvamento, o comandante da Força Auxiliar dos Bombeiros Voluntários da Rota do Sol, Joel Troni, acredita que contribuir com ações solidárias também é uma forma de cuidar das pessoas. Juntamente com o Instituto Amar ao Próximo, o grupo comandado por ele assou as aves e também colaborou para as entregas aos moradores do Reolon.
— Queremos contribuir e ajudar a comunidade cada vez mais. É gratificante ver as crianças sorrindo e querendo nos abraçar — comenta.