Nesta quinta-feira (9) irá a julgamento Jair de Freitas, 37 anos, na 1ª Vara Criminal de Caxias do Sul. Aos 21 anos, em 15 de junho de 2008, Freitas matou Enio Eckert e tentou assassinar uma tia da vítima. O crime ocorreu na Rua da Boa Esperança, no bairro Canyon, em Caxias, por volta das 23h45min. A motivação para o crime foi apontada como desavença e desacordo financeiro entre os envolvidos.
De acordo com a denúncia do Ministério Público (MP), Freitas passou a tarde consumindo bebidas alcoólicas na companhia de dois outros homens, um deles familiar de Eckert. O trio foi até a casa da vítima à noite e um dos envolvidos levou uma arma de fogo. Na frente da casa de Eckert, o chamaram para fora e, na calçada, começou uma discussão entre Freitas e Eckert. Freitas, então, atirou na cabeça da vítima. Uma familiar de Eckert ainda levou um tiro na clavícula esquerda.
Durante o processo, o réu prestou depoimento, confirmou que havia discutido com a vítima, mas negou a autoria dos disparos. Ele aguardava o julgamento em liberdade.