O projeto Escola do Amanhã está com inscrições abertas para adolescentes com idades entre 14 e 16 anos, que tenham interesse em aprender sobre os fundamentos e as vivências na indústria. A iniciativa é do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs) e terá aulas de introdução à robótica e educação financeira. As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (3).
Por ser um projeto novo, a ideia inicial é que as aulas sejam feitas para duas turmas, sendo uma de 30 alunos, com aulas pela manhã, e outra com aulas à tarde, também para 30 alunos. Os estudantes estão sendo indicados pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), mas aqueles que tiverem interesse podem entrar em contato com a direção da própria escola para receber orientações sobre como fazer a inscrição. O projeto tem parceria com Senai, Prefeitura de Caxias do Sul e Sicredi.
De acordo com o Simecs, o programa, criado este ano, será ministrado a partir da metodologia Lego Zoom, que adota um formato de ensino interativo e lúdico. As aulas contarão com visitas técnicas a indústrias do município e conversas com profissionais que atuam no ramo e serão realizadas no Senai Nilo Peçanha, em Caxias.
A metodologia adotada para as aulas oferece o contato com conceitos básicos da indústria a partir de atividades como medir, projetar, fabricar, programar, construir e implementar soluções. Os alunos aprenderão sobre as diferentes partes de um robô e as dimensões, utilizando instrumentos de medição profissionais e desenhos mecânicos.
O Simecs também está com inscrições abertas para empresas associadas, que tenham interesse em oferecer visitas técnicas ou palestras de profissionais. As companhias podem entrar em contato com o sindicato, pelo telefone (54) 3228-1855.