O Centro Integrado de Operações (CIOp) de Caxias do Sul será inaugurado nesta segunda-feira (9) em um prédio na Rua Marechal Floriano, no bairro Rio Branco. Com a novidade, chegam 275 câmeras de monitoramento de alta performance para fiscalização a longas distâncias, que fazem parte do sistema de cercamento eletrônico da cidade. O contrato de locação de todos os equipamentos é de quatro anos (ou 48 meses), no valor de R$ 16.625.724,98.
Conforme a prefeitura, as câmeras não farão o monitoramento de velocidade de veículos. As informações a respeito do início do funcionamento, além dos pontos de instalação, serão divulgados durante a inauguração do CIOp.
As câmeras captam e processam imagens com boa resolução, clareza e riqueza de detalhes. Além disso, funcionam com um sistema analítico, que faz a leitura de placas de veículos, com filmagem e gravação em tempo real, 24 horas por dia.
Em maio deste ano, a prefeitura afirmou que o centro deve contar com 15 estações de trabalho e 10 painéis de vídeo, com monitores de 55 polegadas, que devem realizar o monitoramento através das câmeras. No local, devem atuar cerca de 30 pessoas, entre elas policiais militares, guardas municipais e fiscais de trânsito.
Ainda em maio, o contrato com a empresa fornecedora das novas câmeras foi assinado. A vencedora da licitação foi a Vigillare Sistemas de Monitoramento Ltda, de Santa Maria. Em abril, a empresa foi aprovada nos testes realizados pelo município. A demonstração do funcionamento de softwares e de equipamentos de monitoramento era uma das etapas exigidas na licitação para locação do sistema e treinamento das equipes.
De acordo com parecer assinado por representantes das secretarias municipais de Trânsito e Segurança Pública na ocasião, não houve intercorrências que mereciam destaque nos testes e todos os requisitos exigidos no edital foram atendidos.
Equipamentos começaram a ser instalados em setembro
Desde setembro as novas câmeras começaram a ser instaladas em Caxias do Sul. Até o dia 14 daquele mês, pelo menos seis pontos da cidade estavam com os aparelhos, sendo eles: Rua Rodrigues Alves, próximo ao cruzamento com a Rua Mariano Mazzochi, no bairro Cruzeiro; na Rua Luiz Covolan, próximo ao cruzamento com a Rua Ernesto Zanrosso, no bairro Santa Catarina; na Rua Moreira César, no bairro Fátima; na Perimetral Norte, próximo ao cruzamento com a Rua Amazonas, no bairro Jardim América; na Perimetral Norte, no bairro Universitário; e na Rua Ivo Remo Comanduli, na descida dos Pavilhões da Festa da Uva.
A inauguração do Centro Integrado de Operações (CIOp) está marcada para as 14h de segunda. O governador Eduardo Leite (PSDB) deve participar da solenidade.