Uma competição de proporção global pretende reunir entusiastas e especialistas de todas as idades para resolver desafios e demonstrar habilidades, a fim de contribuir para os avanços na exploração do espaço. Trata-se do evento Nasa International Space Apps Challenge, ou hackathon, que ocorre pela primeira vez em Caxias do Sul, no TecnoUCS, dias 7 e 8 de outubro.
Durante os dois dias de competição, os participantes terão a oportunidade de colaborar em equipes para a resolução de desafios propostos pela Nasa, que ocorrem de maneira simultânea com os demais países. As três melhores equipes selecionadas na etapa local serão premiadas e poderão participar da fase global.
— As cidades se organizam localmente, fazendo uma etapa local do hackathon (nome dado para maratonas de desenvolvimento de software e solução de problemas). Então, a gente se inscreve, passa por uma avaliação e, aí, são selecionadas cidades do mundo todo para participar do evento. Os vencedores da etapa local, competem globalmente. As três melhores colocadas no mundo ganham uma viagem à Nasa e a oportunidade de apresentar suas ideias para os diretores da agência espacial — explica o coordenador de Desenvolvimento de Novos Negócios da Pró-Reitoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, professor Fábio Verruck, líder local da iniciativa.
Os desafios envolvem a criação de um mercado para projetos de ciência aberta até o desenvolvimento de soluções criativas para a missão Artemis II, que levará a primeira mulher e a primeira pessoa negra à Lua. Além disso, os participantes poderão explorar questões relacionadas à geologia espacial, arte gerada por radar de abertura sintética e predição de tempestades geomagnéticas.
Como participar
As inscrições são gratuitas. Para participar, os interessados devem acessar o site oficial do evento, irem até a aba "Escolha um evento local", procurarem por Caxias do Sul e realizarem a inscrição. No total, 200 vagas foram abertas para a primeira fase da competição e as equipes devem possuir de quatro a seis participantes.
— Nós precisamos de pessoas de todas as expertises, qualquer área de formação é bem-vinda para participar do hackathon. Tem espaço para todos, basta saber montar uma equipe complementar e multidisciplinar e escolher bem o desafio — reforça Verruck.
A etapa local será realizada toda em português, mas a apresentação final deve ser gravada em inglês. Os participantes terão direito à alimentação e todo suporte necessário durante o período da competição. A equipe melhor colocada na etapa local receberá uma premiação em dinheiro no valor de R$ 5 mil. O evento é promovido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), prefeitura de Caxias do Sul, InovaRS, Instituto Hélice e SebraeX.