O que parecia ser uma solução acabou se tornando um novo problema. Esta é a sensação de moradores da Rua Natal Bonadeo, no bairro São Leopoldo, em Caxias do Sul. É que parte da via está desbarrancando e, quando chove, a água escorre em um terreno baldio, avançando sobre o pátio e porões de moradias que ficam nos terrenos laterais.
O desmoronamento da rua começou, segundo os vizinhos da área, há algumas semanas, a partir das chuvas intensas e frequentes registradas em setembro. Eles também acreditam que obras realizadas pela prefeitura no ano passado tenham contribuído para a situação.
Entre o final de outubro e meados de dezembro de 2022, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos realizou a construção de uma rede de drenagem pluvial no terreno. Conforme material divulgado pela prefeitura, à época, as etapas do projeto contemplaram a preparação do terreno para as escavações das valas, desmonte de trecho de uma antiga galeria feita de pedras, instalação de tubos da nova rede pluvial e repavimentação da via no local das obras.
Com o calçamento cedendo, o temor é de que o material (paralelepípedos e terra) desça e atinja as residências vizinhas, além de prejudicar e tornar perigoso o trânsito na rua. A situação do terreno também leva água e barro para os porões e pátios de casas.
— Nós vamos ficar sem rua. O caminhão do lixo não vai poder passar aqui e vamos fazer o quê? Alguém tem que ver isso logo — diz o morador Paulo Silvio de Almeida Gil, 70 anos, que vive no bairro desde 1968.
A pedido dos moradores, o trecho que está cedendo recebeu cones e fitas laranjas da Secretaria Municipal de Trânsito para alertar os motoristas sobre a situação.
— Foi sugerido (para a prefeitura, quando ocorreu a obra em 2022) que colocassem uma boca de lobo, mas não colocaram e, agora, começou a abrir (a rua). A cada pouquinho de chuva, abre mais e mais. A água está desviando e descendo no porão da minha irmã — conta a aposentada Vera Maria de Jesus, 59, que tem uma casa na lateral do terreno, que passou por obras no ano passado.
O que diz a prefeitura
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos de Caxias do Sul se manifestou por meio de nota, afirmando que está ciente da erosão da Rua Natal Bonadeo e que a situação foi causada pela infiltração da água da chuva. O texto ainda detalha que o local passou por avaliação da fiscalização e que está sendo verificada a solução mais adequada para o caso. Vejo o comunicado completo abaixo:
"A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp) está ciente e comprometida em resolver o mais breve possível o caso de erosão do solo na rua Natal Bonadeo, em frente ao número 139, no Bairro São Leopoldo.
O incidente, que foi causado por infiltração de águas da chuva, já passou por avaliação da fiscalização, que prontamente realizou um levantamento detalhado da situação. Os técnicos da Smosp estão em processo de determinar a solução mais adequada para abordar a erosão e garantir a estabilidade do local.
Assim que encontrada solução técnica, a demanda será inserida na fila de execução para ser atendida em breve. A Smosp continuará fornecendo atualizações regulares sobre o progresso do reparo e está à disposição para responder a qualquer dúvida. Pedimos a paciência de todos e reforçamos nosso compromisso em resolver essa questão de maneira responsável e eficiente".