Subiu o número de municípios da Serra que decretaram situação de emergência diante dos estragos provocados pela chuva do início da semana. Bom Jesus e Campestre da Serra se somam a outras 10 cidades da região que oficializaram a situação — veja a lista completa abaixo.
Em Bom Jesus, um balanço parcial da prefeitura listou danos em quatro pontes, com valor estimado de R$ 800 mil para recuperação. A que representa maior investimento é a estrutura sobre o o Rio Cerquinha, no distrito de Santo Inácio. No local ocorreu o rompimento total do tabuleiro de madeira que foi levado pela enxurrada, restando apenas os pilares e as cabeceiras. O valor estimado para refazer a estrutura é de R$ 350 mil.
Além do prejuízo financeiro, os estragos nas ligações também afetam moradores e 22 estudantes. A prefeitura informou que irá fazer um caminho alternativo para que eles continuem sendo atendidos pelo transporte escolar.
Já em Campestre da Serra, há registros de estragos nas estradas e entupimento de bueiros. Também houve o rompimento de três trechos de asfalto, um na comunidade de São Manuel e dois na Serra do Meio.
Não há pessoas desabrigadas ou desalojadas em ambos os municípios.
Municípios da Serra que decretaram situação de emergência em função da chuva
:: Ipê
:: Nova Bassano
:: Nova Araçá
:: Nova Prata
:: Paraí
:: Bento Gonçalves
:: Nova Roma do Sul
:: Serafina Corrêa
:: Cotiporã
:: Protásio Alves
:: Bom Jesus
:: Campestre da Serra