Uma iniciativa da prefeitura de Caxias do Sul para evitar novos alagamentos na cidade teve avanço importante nesta quarta-feira (30). Durante a 46ª Expointer, em Esteio, o prefeito Adiló Didomenico assinou o acordo de contratação do financiamento de R$ 23,7 milhões para realizar obras de drenagem pluvial. O contrato foi assinado com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
O financiamento também será usado para o estudo de elaboração do Plano Diretor de Águas Pluviais. No total, o acordo contempla cinco obras em Caxias. A prefeitura calcula que as regiões que terão os trabalhos contemplam 95 mil habitantes.
— Hoje são mais de 30 mil pessoas que estão diretamente expostas, em risco por conta de eventuais alagamentos — explica Adiló.
Serão construídos quatro reservatórios de amortecimento. Eles são tanques de contenção que têm como objetivo reter grandes volumes de água da chuva. Com isso, a água é liberada aos poucos para a tubulação, evitando a sobrecarga na estrutura de drenagem e o transbordamento de arroios. As estruturas serão instaladas em três pontos de Caxias:
- Vila Brazil (2 reservatórios): estão localizados na microbacia do Arroio Rio Branco, abrangendo parte dos bairros Nossa Senhora das Graças, Santa Corona, Galópolis e Distrito de Vila Cristina.
- De Lazzer: está localizado na microbacia do Arroio Dal Bó, abrangendo parte dos bairros De Lazzer, Interlagos, Jardim América e Sagrada Família.
- UCS: está localizado na microbacia do Arroio Pena Branca, abrangendo parte dos bairros Cruzeiro e Petrópolis.
O prefeito argumenta que os tanques já se mostraram opções seguras e viáveis. Atualmente, há reservatórios nos bairros São José, Fátima Baixo, Pio X e Pôr do Sol. No Pôr do Sol, inclusive, uma área de lazer foi construída em cima da estrutura.
— Nosso objetivo com os tanques é criar uma cidade mais preparada para lidar com as adversidades climáticas e também o futuro.
A partir da contratação do financiamento, a prefeitura inicia a etapa burocrática, incluindo as licitações. O planejamento é contratar as obras de drenagem pluvial e os tanques até o início do próximo ano. O ato de assinatura desta quarta teve a presença de outros representantes da prefeitura e do ex-governador e atual vice-presidente e diretor de operações do banco, Ranolfo Vieira Júnior.
Plano Diretor de Manejo de Águas Pluviais
Ainda de acordo com a prefeitura, o Plano Diretor de Manejo de Águas Pluviais, que será elaborado com parte do financiamento, mapeará toda a rede de drenagem de Caxias. A ideia é ter a localização de todos pontos, inclusive para eventuais reparos. A licitação para o plano diretor deve ser fechada ainda neste ano.
— Todas as obras contempladas no financiamento são de muita importância para o município, mas o Plano Diretor será um verdadeiro marco regulatório, pois hoje os técnicos precisam se debruçar longamente sobre os projetos de cada prédio, loteamento, rua ou qualquer obra de drenagem — relata o secretário de Obras, Norberto Soletti, que também esteve no ato.
O financiamento também prevê a canalização pluvial nas Ruas Eugênio Nicoletti, que impacta os bairros São Caetano e Esplanada, e a implantação da rede de drenagem da Rua dos Lírios, beneficiando parte do bairro Charqueadas.
Participaram ainda do ato os secretários da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa, de Gestão e Finanças, Cristiano Becker, o deputado estadual Aloísio Classmann, representante da Casa Civil, Fernando Classmann e o diretor de planejamento do BRDE, Alexander Leitzke.