CORREÇÃO: a partir desta terça-feira (22), somente a linha do Cruzeiro vai operar sem catraca; a L86 começa a operar nesse modelo somente a partir de semana que vem. A informação incorreta foi divulgada pela prefeitura de Caxias. O texto já foi corrigido.
Mais ônibus do transporte coletivo de Caxias do Sul não terão catracas. A partir desta terça-feira (22), a linha do Cruzeiro adere ao projeto Ônibus sem Catraca, de acordo com a prefeitura e a Visate. A linha L86 começa a operar nesse sistema a partir de semana que vem. Com isso, todas as regiões do município contam com, pelo menos, uma linha de veículos sem catraca, uma vez que as linhas L06 – Universitário e L98 – Panazzolo / Vila Verde já circulavam desta maneira.
Conforme comunicado da prefeitura, o projeto propõe novas experiências e acessibilidade para os usuários do transporte coletivo. As linhas foram selecionadas por conta do grande índice de gratuidades e da utilização do cartão Caxias Urbano.
Os veículos sem catraca, que são adesivados para que os passageiros possam identificar, também ganham a instalação da AtlasBox. O equipamento pode ser configurado para o pagamento por meio do Caxias Urbano, cartão de débito e de crédito. Quem costuma pagar a tarifa em dinheiro, pode realizar o pagamento ao motorista. Mesmo sem catraca, a passagem ainda é cobrada nestes veículos.
Todos os ônibus estão equipados com câmeras de videomonitoramento para segurança dos passageiros e motoristas.