Conceito cada vez mais recorrente e necessário quando se pensa em garantir o bem-estar das próximas gerações e a preservação ambiental, a sustentabilidade também pode ser aplicada quando o assunto é viajar. Para além de oferecer conforto e uma experiência diferenciada aos clientes, os serviços de hospedagem têm investido em práticas que respeitam os recursos naturais, que fortalecem as comunidades locais e ainda geram uma imagem positiva no setor e na sociedade. Gramado, na Serra, se destaca neste sentido. Ao menos é o que aponta um levantamento recente da plataforma de viagens Booking.com, que colocou a cidade da Região das Hortênsias entre os 10 destinos mais sustentáveis do Brasil em 2023.
A pesquisa leva em consideração o número de empreendimentos reconhecidos com o selo Viagem Sustentável. Para receber a certificação, com um ícone formado por folhas verdes no site, o hotel precisa adotar práticas sustentáveis e informá-las à plataforma. O Booking.com considera 32 medidas diferentes, voltadas, por exemplo, à utilização da água, à destinação de resíduos e à energia.
— Viajar de maneira sustentável significa minimizar o impacto atual e futuro no meio ambiente das culturas locais e das economias. Isso inclui opções de viagem ecologicamente corretas, a preservação da vida selvagem e dos hábitos naturais, evitar destinos superlotados e garantir que o impacto econômico da indústria seja distribuído de forma equitativa entre todos os níveis da sociedade — explicou Luiz Cegato, gerente de comunicação da Booking.com para a América Latina à GZH*.
Entre os hotéis de Gramado identificados pela plataforma está o Valle D'incanto. O empreendimento, reconhecido pela arquitetura romântica e pela gastronomia de alto padrão, aposta em ações mais simples e mais robustas em prol da natureza, que vão desde a criação de um espaço para criação de abelhas sem ferrão, passando pela compra exclusiva de madeiras de reflorestamento até o investimento em placas solares em um terreno em Taquara — os créditos gerados na cidade vizinha são revertidos para a conta da hospedagem em Gramado. A extinção dos canudos de plástico e a troca do cloro industrializado pelo sal no tratamento da piscina também integram as ações que visam reduzir os impactos à natureza.
— Desde que inauguramos o hotel, sempre pensamos em práticas sustentáveis. Desde a sacola do kit check-out, feita em tecido reciclável e reaproveitável, até a parte social, com a priorização de fornecedores e agricultores locais — ressalta a diretora do Valle D'incanto, a empresária Cris Endres.
A série de ações colocadas em práticas pelo Valle D'incanto deve colaborar para a busca pela ISO 21401, certificação internacional que trata sobre os requisitos para um sistema de gestão de sustentabilidade em meios de hospedagem. O projeto para atender à norma, descrita como inédita na cidade, começou há cerca de dois meses, com a ajuda de uma empresa especializada de Porto Alegre. A padronização dos processos também facilitará a expansão do negócio, que prevê inaugurar uma nova unidade em 2025 na Serra catarinense.
* Com Vinicius Coimbra.
"Acredito que ter uma empresa sustentável agrega para a comunidade onde vivo"
Os diversos pássaros que cantam livremente e embalam as refeições dos clientes no entorno do restaurante do hotel Bangalôs da Serra não estão ali por acaso. Eles fazem parte de um processo de fortalecimento da flora e fauna iniciados em 2002 quando o casal Marilu Ana Bielski Kern e Lineu Ricardo Kern adquiriu a área de 30 mil metros quadrados que abriga o empreendimento. Desde lá, mais de 300 árvores já foram plantadas pelos dois e ajudam a atrair e alimentar os animais nativos.
— Quando viemos para cá, praticamente não se via passarinhos, animais silvestres. Então adquiramos um livro de um ornitólogo brasileiro que detalhava quais árvores plantar para atrair os pássaros da região. Hoje, o resultado está aí. Já fotografamos mais de 80 espécies. Só de beija-flor são cinco diferentes — conta Lineu, ressaltando que a ideia surgiu em um momento em que sequer se pensava ou se falava sobre sustentabilidade.
Eu sempre falo que não temos outro planeta, não temos um plano B. É esse, temos que cuidar dele
MARILU ANA BIELSKI KERN
Proprietária do Bangalôs da Serra
A preocupação com o meio ambiente no Bangalôs da Serra abrange diferentes frentes, partindo da parte estrutural até o alimento que chega no prato do hóspede — com pomar, horta e roça próprios, o hotel produz frutas, verduras e mais de 140 quilos de feijão por ano. Nos 48 bangalôs disponíveis, os clientes são incentivados a realizar a separação correta dos resíduos, com lixeiras adaptadas para receber cada material — os equipamentos coloridos também estão à disposição na parte externa. Nas camas, os hóspedes podem se aquecer com cobertores feitos a partir da fibra de garrafas pets produzidos por uma empresa de São Paulo.
Para reduzir a produção de plástico, o empreendimento substituiu as tradicionais embalagens de sabonetes, xampu e condicionador por reservatórios fixos com os produtos nos banheiros. Além disso, toda a energia necessária para manter a estrutura em funcionamento vem de 124 painéis solares e um gerador eólico. Além de representarem fontes sustentáveis de energia, as estratégias adotadas se refletem nos cofres do hotel, com uma conta de luz que chegou a cerca de R$ 200 recentemente.
Para Marilu, a sustentabilidade não pode ser vista com uma iniciativa isolada nem mesmo atrelada somente à preservação dos recursos naturais. Por isso, ela acredita em um projeto maior, formado por pequenas ações, que estão sempre em evolução no Bangalôs da Serra. A empreendedora ainda comenta que é um trabalho constante de educação dos funcionários e dos próprios clientes, já que muitos ainda ligam, erroneamente, hospedagens sustentáveis a estruturas precárias e sem conforto.
— Eu acredito que ter uma empresa sustentável agrega para a comunidade onde vivo. Claro que queremos e precisamos ter lucro, mas queremos deixar um legado para quem visita o hotel. Queremos mostrar que é possível fazer diferente. Eu sempre falo que não temos outro planeta, não temos um plano B. É esse, temos que cuidar dele — finaliza Marilu.
Viajantes buscam opções sustentáveis
A estrutura requintada que recepciona os hóspedes no hall de entrada do Wyndham Gramado Termas Resort & Spa não transparece todo o aparato voltado às práticas sustentáveis construído nos fundos do empreendimento. Com investimento em uma estação de tratamento de efluentes (ETE), o hotel consegue fazer o tratamento da água, reaproveitando-a nos vasos sanitários e na irrigação dos jardins. No mesmo ambiente também há uma estrutura própria para compostagem, onde a grama cortada e as cascas de alimentos da cozinha se transformam em adubo para árvores e flores dos jardins.
O serviço de hospedagem, localizado a cerca de seis quilômetros do centro da cidade, é um dos reconhecidos com o selo Viagem Sustentável da plataforma Booking.com.
— Hoje temos 100% do nosso esgoto tratado. Vamos fazendo esse ciclo de reaproveitamento da água até quando é possível. Quando se esgota, fazemos a retirada do material que se chama lodo e fazemos um tratamento especial de cerca de 20 dias. Este material, então, torna-se um adubo. Tudo se aproveita — explica o gerente de manutenção do hotel, Sandro Martins.
As ações também se voltam para o ambiente interno do empreendimento com detector de presença para iluminação das áreas sociais, incentivo à reutilização de toalhas e lençóis por parte dos hóspedes, chuveiros e torneiras de alta performance, reduzindo o uso de água, além de escolha por fornecedores que comprovadamente tenham iniciativas que beneficiem o meio ambiente e recolhimento de tampinhas plásticas.
A soma das boas práticas não só favorece a natureza como também posiciona bem o hotel perante aos clientes, segundo o coordenador de Marketing do Wyndham Gramado, Douglas Brito:
— As pessoas têm perguntado cada vez mais (sobre as iniciativas sustentáveis) e querem conhecê-las. Hoje eu posso afirmar que uma parcela do nosso público vem por conta da sustentabilidade.
A percepção de Brito vai ao encontro de outro dado levantado pela Booking.com no último ano. Segundo a pesquisa online realizada pela plataforma, 84% dos viajantes brasileiros entrevistados desejam que as agências de viagem ofereçam opções mais sustentáveis.