Os municípios de Antônio Prado e Vila Flores articulam com a Secretaria de Turismo do Estado a pavimentação do último trecho ainda pendente da RS-437 ligando os dois municípios. O segmento tem 10 quilômetros, sendo 5,5 no lado de Vila Flores e outros 4,5 no lado de Antônio Prado. O limite das duas cidades é a ponte sobre o Rio da Prata. Ambas as prefeituras já apresentaram ao Estado os projetos dos respectivos trajetos, com o objetivo de agilizar o processo.
Conforme o prefeito de Antônio Prado, Roberto José Dalle Molle, a secretaria estadual já aprovou os projetos que, no município, foram doados pela comunidade.
— Aguardamos a definição do governo do Estado para essa obra acontecer — destaca.
Além dos 10 quilômetros pendentes, a rodovia passa por obras de pavimentação em um trecho de 4,6 quilômetros em Antônio Prado. O trecho liga o entroncamento com a RS-448, que dá acesso a Nova Roma do Sul, com a localidade de Capela Santana. Embora a rodovia seja estadual, as obras foram contratadas pela prefeitura a partir de um convênio com o Estado. As primeiras movimentações ocorreram em janeiro e a entrega estava prevista inicialmente para julho, mas o novo cronograma prevê a finalização em outubro. O custo é de R$ 8 milhões.
Além disso, também há obras em um trecho de 1,5 quilômetro entre a RS-448 e o centro de Antônio Prado. O segmento, com duas pontes, fica dentro de um trajeto já concluído nos últimos anos, mas estava pendente por problemas de projeto.
— Esse trecho já está em obras pelo Estado — afirma Dalle Molle.
Nos últimos anos, a prefeitura de Vila Flores também realizou obras com recursos próprios. O município pavimentou com paralelepípedos cerca de um quilômetro de rodovia, mais próximo da área urbana. A expectativa agora é que, com o investimento do Estado, haja a pavimentação asfáltica. A estimativa das duas prefeituras é que a conclusão dos 10 quilômetros faltantes tenha um custo de R$ 20 milhões.
A Secretaria do Turismo confirmou que os projetos cumprem os requisitos legais e já foram aprovados. O início das obras, no entanto, depende da liberação de recursos do Programa Avançar no Turismo 2, que ainda não tem previsão.
A RS-437 entre Antônio Prado e Vila Flores tem 33 quilômetros e é fundamental para o deslocamento da população e escoamento da produção no eixo leste-oeste da Serra. O trajeto permite reduzir viagens em até 100 quilômetros. A região também já se mobiliza para pavimentar totalmente o trecho entre Antônio Prado e Campestre da Serra. Parte do segmento, inclusive, recebeu investimentos do Programa Avançar e está com obras em fase final.
— Nossas ligações atualmente são sul-norte e as oeste-leste é que estão faltando. (Concluir) é um fator de desenvolvimento — destaca Dalle Molle.