Em função da chuva volumosa que caiu na região entre sexta-feira (7) e sábado (8), a Serra gaúcha tem duas pontes e duas balsas com passagem interrompida neste domingo (9). Em Cotiporã, a ponte que liga o município a Bento Gonçalves está submersa em decorrência do alto nível do Rio das Antas.
A liberação da passagem só será feita após o nível da água baixar. Como opção alternativa, o condutor pode utilizar a ponte que passa pelo Rio Carreiro, ligando Cotiporã a Dois Lajeados.
Outra ponte que está submersa é a que liga Guaporé a Anta Gorda. A estrutura é a principal ligação entre os dois municípios, que ficam 25 quilômetros um do outro via RS-441, trecho de chão batido da rodovia. A outra opção entre as duas cidades é via RS-129, passando por Encantado, e RS-332, o que aumenta o deslocamento em cerca de 70 quilômetros.
Já as balsas que ligam Nova Roma do Sul a Nova Pádua e Veranópolis também estão interditadas em razão do aumento do nível dos rios das Antas e da Prata. As rotas alternativas para deslocamento na região são as rodovias estaduais RS-448, RS-453 e RS-437.