Em um mês, os caxienses conhecerão o novo trio de soberanas da Festa Nacional da Uva. O concurso será realizado na noite de sábado, 26 de agosto, nos pavilhões do evento, em Caxias do Sul. Quinze meninas concorrem ao título de rainha e princesas, uma tradição que começou em 1933 e que se renova a cada edição da festa.
Mesmo com um formato já conhecido, o concurso deste ano será em local inédito: pela primeira vez, a estrutura para o anúncio ocorrerá no segundo piso do Centro de Eventos. Na última edição, em função da pandemia, o concurso ocorreu no UCS Teatro. Mas, antes disso, a escolha tradicionalmente era realizada no Pavilhão 2. A mudança, segundo o presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Fernando Bertotto, busca permitir uma melhor experiência para o público, mesmo que isso represente uma redução no tamanho do evento.
A passarela por onde as candidatas desfilarão, por exemplo, será 30% menor nesta edição do que em relação ao evento de escolha do trio de 2019 (leia mais abaixo).
— Buscamos um melhor conforto térmico e ganhos de iluminação, por exemplo, que não seriam possíveis no pavilhão 2. Seguimos com um desfile na passarela, com torcidas, mas em um formato menor, até pela condição financeira que a festa está — explica Bertotto.
O desfile é a terceira e última etapa do concurso e tem peso de 30% na escolha do novo trio. O peso maior, de 40%, será a avaliação realizada pela Comissão Social durante todo o período preparatório. A entrevista representa os 30% restantes da nota.
Enquanto a noite da escolha não chega, as candidatas seguem participando de um intenso pré-concurso, que começou em abril e segue até a véspera da escolha. Elas priorizaram a agenda em diversos pontos turísticos de Caxias, com foco no interior. O último passeio, por exemplo, foi na Estrada do Imigrante e também no Memorial Atelier Zambelli, localizado nos pavilhões da Festa da Uva.
As embaixatrizes também passaram por treinamento para entrevistas e relacionamento com a imprensa e participaram da apresentação do cartaz do evento, na segunda-feira (24).
Nos próximos finais de semana, a agenda com os caxienses será intensificada. No sábado (29), as embaixatrizes participarão de uma caminhada pelas principais ruas do Centro de Caxias do Sul. No sábado seguinte, 05 de agosto, elas estarão na tradicional carreata das embaixatrizes, saindo dos pavilhões da Festa da Uva e percorrendo diversos bairros da cidade.
Abaixo, confira como estão os preparativos para a noite de escolha:
:: Estrutura
O evento será realizado no segundo andar do Centro de Eventos. A cerimônia deve iniciar às 20h e a nova rainha anunciada antes da meia-noite.
Do palco principal, que terá um telão em LED, as embaixatrizes seguirão por 158 metros de passarela, em formato de "U". No último concurso realizado no Pavilhão 2, a passarela tinha 230 metros. Na parte interna da estrutura para o desfile, 1.980 cadeiras estarão dispostas nas mesas, ocupadas por familiares das candidatas, autoridades e apoiadores do evento.
Os 15 blocos de torcida de cada candidata contornarão a passarela - além de outros dois espaços, que serão destinados para o público que deseja assistir ao evento sem necessariamente torcer por uma menina. Cada um dos blocos terá capacidade para 75 pessoas. As candidatas estão mobilizando os seus públicos. A venda de ingressos para a comunidade em geral, tanto para arquibancadas como mesas, não começou.
A capacidade total do evento, segundo a organização, será para 3,6 mil pessoas e com orçamento de R$ 500 mil.
:: Premiação
Rainha e princesas ganharão uma semana no Gran Palladium Imbassai Resort, localizado na Região Metropolitana de Salvador, na Bahia. A data do passeio não está definida, mas deverá ser após a festa, que será realizada de 15 de fevereiro a 3 de março do ano que vem. O pacote contemplará hospedagem, transfer e passagens aéreas ao trio eleito.
A premiação é uma tradição do concurso. Em edições anteriores, rainha e princesas ganharam viagens nacionais ou internacionais, bolsa de estudos em escola de idiomas e até mesmo um carro zero km.
:: Jurados
Ainda que o nome dos jurados não esteja definido, sabe-se que será ímpar: serão sete avaliadores. Um dos critérios para definição é que nenhum deles more em Caxias do Sul, mas tenha alguma relação com a cidade ou com o evento.
A comunidade deve conhecer os nomes dos avaliadores somente na semana que antecede o concurso. Eles terão praticamente toda a sexta-feira, dia 25, disponível para entrevistar as 15 candidatas. As embaixatrizes serão entrevistadas de forma individual e coletiva - e, é claro, também serão avaliadas no desfile de passarela, no dia 26.
:: Coroa
O objeto mais cobiçado pelas embaixatrizes será apresentado à comunidade no dia 15 de agosto, na Amendoeira Chocolaterie, localizada no Pátio Eberle. Além do ornamento da rainha, que terá acabamento em ouro, brilho dos cristais swarovski e cor da Ametista, serão apresentadas também as coroas das princesas. Os objetos foram idealizados pela designer de joias Camila Vieira e confeccionadas por Cristiano Borth, da Chic Line. Ambos foram responsáveis pela produção das tiaras das embaixatrizes.
Segundo Camila, a inspiração para o design das coroas foi o resgate das raízes da imigração italiana em Caxias do Sul, tema do evento que se propõe a homenagear os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes na região. Ainda de acordo com a designer, os traços da nova coroa fazem alusão às parreiras de uva.
As faixas de rainha e princesas estão prontas e seguem uma proposta semelhante a das embaixatrizes. Elas foram confeccionadas por uma costureira de Igrejinha, que também faz as faixas de miss e mister Brasil.
:: Show
Ainda não está definido se haverá música ao vivo para a canção escolhida por cada candidata durante o desfile - como nos últimos dois concursos. O que se sabe é que o show do intervalo, após o desfile das embaixatrizes e durante o encontro final dos jurados que antecede a divulgação do trio eleito, será com a Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul. Também durante o evento de escolha será apresentada a música-tema do evento, que foi escolhida por meio de um concurso popular.