Quem passava no sábado (15) à noite, no entorno do Salão Comunitário do Bairro Vila Ipê, em Caxias do Sul, estava curioso para saber que tipo de festa iria ocorrer. Porque, entre os convidados, a maioria dos homens vestia terno, inclusive com gravata, ou até smoking, aquele traje clássico que se usa com gravata borboleta. As mulheres, por sua vez, vestiam-se de forma elegante, algumas até com vestidos longos. Na entrada da festa, alunos e alunas do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Tiradentes da Brigada Militar, faziam a recepção dos convidados, checando os nomes nas listas. Um protocolo impecável para uma festa inesquecível.
Para ter a certeza de que tipo de festa se tratava, faltavam as estrelas, o motivo de toda aquela mobilização comunitária, que lançava holofotes para aquele velho salão de tantas celebrações. Esta, em especial, promete ficar na história do bairro, por ser um momento especial em uma fase que marca a chegada aos 15 anos das adolescentes. Geralmente associado a uma festa da elite, realizado em clubes sociais, cujo custo para participar é distante da realidade da maioria das famílias, o Baile de Debutantes do bairro Vila Ipê se impõe como uma união de esforços para realizar uma espécie de conto de fadas a essas meninas da comunidade.
Em cada detalhe, um olhar de carinho e cuidado. Nos bastidores um verdadeiro batalhão de voluntários organizava os doces e salgados que seriam servidos logo após a entrada triunfal das debutantes, que dançariam a valsa em duas ocasiões. Uma com um familiar e, a segunda, com um dos alunos do Colégio Tiradentes. Nas mesas, reservadas aos familiares de cada uma das debutantes, haviam enfeites com balões em tom prata. Tudo isso, ornamentado em luz e som, sob os cliques de um fotógrafo especialmente convidado para o baile.
Conforme eram chamadas as debutantes, o mestre de cerimônias e idealizador da iniciativa, o empresário Emerson Rocha, salientava que mais do que uma festa, cada debutante simbolizava ali a realização de um sonho, vislumbrando novos sonhos a serem conquistados, em carreiras que vão da Medicina à Veterinária, passando pelas Artes. Ou ainda, no desejo de conquistar bens materiais, como uma motocicleta.
— Essa é a realização de um conto de fadas. Mas diferentemente de um conto de fadas, passando hoje da meia-noite, elas podem continuar a sonhar. Porque inicia hoje uma nova fase. A partir daqui, elas deixam de ser princesas para se tornarem rainhas — disse Emerson Rocha.
Conheça os principais personagens da festa
As debutantes
Conforme a ordem de entrada no salão, participaram do Baile de Debutantes as adolescentes: Samantha Kimberly Castanha dos Santos, Vitória Gabriela Tavares Rodrigues, Priscila Paim, Nicole Castanho de Macedo, Giovana Pires de Oliveira, Larissa Machado Maciel, Thifany Kauane Cesário Lopes, Yasmin Emanuelle Maciel da Silva, Carolyn Machado Maciel e Kiara Fernandes da Rosa.
O fotógrafo
Fotógrafos estão sempre nos bastidores para registrar cada movimento de uma festa como essa. O catarinense Ivo Lopes, radicado em Caxias do Sul, tem 28 anos de experiência fotografando festas e eventos. Ele foi o responsável por imortalizar a emoção de cada uma das debutantes durante o baile.
A família
Simbolizando todas as família, a primeira a entrar no salão do baile foi a Samantha Kimberly Castanha dos Santos. Enquanto se preparava no subsolo do prédio, junto com as demais debutantes, a família aguardava na primeira mesa.
A mãe Evandra Castanha de Macedo, 36 anos e, o pai, Silmar Antonio Ribeiro, 59, estavam sentados ao lado dos outros filhos do casal, Amanda, 11 e Samuel, 9.
— Fomos convidados pela presidente do bairro, a Zita Girardi. Na verdade, eu nunca teria condições de fazer uma festa dessas pra minha filha. Esse baile é uma bênção de Deus em nossas vidas — agradeceu Silmar Antonio Ribeiro.
A madrinha
Entre o grupo de voluntários que se dedicou à festa estava Sueli Rodrigues, madrinha de Thifany Kauane Cesário Lopes.
— Ela estava bem ansiosa, tanto que foi a primeira a chegar — disse Sueli, enquanto ajudava a orientar em qual mesa os convidados deveriam se sentar.
Sueli é coordenadora do Centro Assistencial e de Promoção Social Joana D'Arc, entidade parceira do evento, da qual Thifany participa das atividades realizadas em turno inverso ao currículo escolar.
Os DJ's
A equipe de som e luz responsável pelo evento foi a Unidos em Cristo, empresa dos sócios Jorge Noronha, Larri Mendes Cordova e Antonio Vargas. Estava presente apenas o Larri, porque os demais sócios estavam em outros eventos na mesma noite.
Larri contou com a contribuição na discotecagem da jovem Jordana de Oliveira. Cada debutante escolheu uma música para entrar na festa, além disso tinha ainda valsa pra tocar na abertura do baile.
— Na festa tem de ter música eletrônica, mas também vai ter sertanejo, pagode e até bandinha e música gaúcha — anunciava Jordana de Oliveira, antes do baile iniciar.
Colégio da BM
O Baile de Debutantes contou também com a participação da turma do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Tiradentes da Brigada Militar, de Caxias do Sul. Duas alunas recepcionavam os convidados, confirmando os nomes na lista. Além disso, toda turma fez o cortejo da entrada principal, e alguns alunos dançaram uma das valsas com as debutantes.
— É nossa primeira participação em um evento como esse. Acho que depois desse vamos ser convidados para outros bailes — dizia o soldado Cléber Bueno, responsável pela parte militar e disciplinar do Colégio Tiradentes.