Proporcionar aos alunos uma experiência significativa do mercado de trabalho e estabelecê-la dentro de seus projetos de vida. Esse foi o principal objetivo do Colégio Murialdo Ana Rech, de Caxias do Sul, ao criar o projeto-empresa Agrobox, uma caixa em MDF recheada com produtos coloniais desenvolvidos na região. Criada em abril de 2022, a iniciativa trabalha temas como empreendedorismo, projeto de vida, cultura digital, sustentabilidade e argumentação em uma das turmas do segundo ano do Ensino Médio da escola.
De acordo com um dos orientadores do projeto e professor de Empreendedorismo, Lucas Nunes Pereira, o Agrobox surgiu com a implementação do novo Ensino Médio. A oportunidade de trabalhar temas como empreendedorismo fez com que a equipe de professores desenvolvesse a ideia junto à coordenação pedagógica. Assim, os alunos foram ambientados junto às demandas do mercado de trabalho, visto que em pouco tempo estarão inseridos nesse ambiente. Dessa forma, a iniciativa proporciona a eles mais tranquilidade e sabedoria nos futuros momentos de escolha profissional e acadêmica.
Com o apoio e o incentivo de empresas locais, a organização do projeto contempla as demandas do setor financeiro, compras, vendas, marketing e produção. Essa estratégia proporciona aos alunos a vivência dos desafios do mercado de trabalho em um ambiente educacional controlado. Isso faz com que eles compreendam que as adversidades são importantes para a escolha da futura profissão.
— Desde o final do ano passado, momento em que começaram as vendas do produto, foram comercializadas mais de 100 unidades. Mas a maior importância é aquela que norteia o aluno, ainda em ambiente educacional controlado, o caminho profissional que ele deseja seguir no futuro. Experienciar as práticas, para, posteriormente, entender melhor seus objetivos profissionais. Isso vai ao encontro ao que a escola acredita, sobretudo em relação ao projeto de vida do aluno — disse o professor.
Pereira contou ainda que, ao receberem a notícia da criação do projeto, os alunos entenderam a proposta como desafiadora, o que os instigou a abraçar a iniciativa.
— Eles entenderam que o projeto vai além da capacidade avaliativa da escola. É uma situação que eles podem levar para a vida. Nas aulas destinadas para as produções das caixas, os alunos já têm a autonomia de saber o que cada um deve fazer para levar a empresa para frente. O ponto mais interessante é que até nos pequenos conflitos de ideias, que são normais em qualquer trabalho em grupo, observamos que há uma temática voltada para o aprendizado — revelou.
Interessados em adquirir o Agrobox podem entrar em contato pelo Instagram @agro.box_ ou pelo WhatsApp (54) 99620-1213. A caixa conta com geleia de morango e uva, salgado de queijo, suco integral de uva e biscoito de nata e custa R$ 49,90. O valor arrecadado será revertido em prol dos alunos, em viagens de estudos e na conclusão do Ensino Médio ao final do próximo ano.