A reposição de cabos de telefonia furtados em Caxias do Sul, que impactam o acionamento do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu), está prevista para o final da manhã desta segunda-feira (24). O problema acontece com ligações realizadas ao 192 por meio de linhas da Vivo. Segundo servidores do Samu, a responsabilidade pelo serviço telefônico é da empresa Oi, que informou que a recolocação dos fios deve ocorrer a partir das 11h40min. Isso não significa, no entanto, que o serviço voltará ao normal assim que os cabos forem repostos.
O problema começou a ser percebido a partir das 12h da última sexta-feira (21), sendo que o serviço de telefonia parou de funcionar completamente a partir da noite do mesmo dia. Até o momento não foi informado se o ponto onde ocorreu o furto já foi identificado.
A situação impacta não apenas as ligações ao Samu provenientes de Caxias do Sul, mas também de Vacaria, Bom Jesus, Farroupilha, Flores da Cunha e São Marcos. As ligações da base do Samu para os celulares da equipe que sejam da Vivo também estão comprometidas, o que afeta a comunicação também durante os atendimentos prestados
Enquanto o serviço telefônico não é restabelecido, a orientação é utilizar telefones de outras operadoras. Quem precisar de atendimento também pode ligar para o número (54) 3289-4800, que encaminha as ligações para o mesmo destino do 192 e está sendo divulgado para uso provisório durante a falha na rede telefônica.
A reportagem acionou as assessorias de imprensa da Vivo para verificar se mais clientes da empresa estão com problemas para receber ou completar ligações, e também contatou a Oi, mas não recebeu retorno até o momento.