A estação mais fria do ano começa exatamente às 11h58min desta quarta-feira (21), com expectativa de ter chuvas acima da média na Serra. Segundo a Climatempo, os volumes devem ser maiores em agosto e em setembro, diante dos efeitos do El Niño sobre a região Sul. As temperaturas, por sua vez, devem ficar dentro do esperado para a estação.
A Climatempo aponta que um dos efeitos do El Niño será o aumento do fluxo de ar quente úmido da região Norte para o Sul do Brasil. Assim, esse ventos irão soprar com maior frequência nos três estados do Sul, estimulando a formação de áreas de instabilidade.
A previsão também indica a ocorrência de duas frentes frias especiais que vão provocar frio intenso em julho. As temperaturas podem ficar abaixo de 0°C e também pode haver registro de geada no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. O mesmo fenômeno é aguardado para agosto na região serrana do RS.
No último mês da estação, setembro, a preocupação será com a chuva volumosa. Segundo a Climatempo, as precipitações vão cair sobre rios e solos que já terão recebido muita água em agosto e em julho, aumentando o risco de enchentes no RS.