Na contramão dos maiores municípios brasileiros, que vivem um momento inédito de perda de população, Caxias do Sul se fortalece como um centro que acolhe cada vez mais novos moradores. O município da Serra é a cidade que mais cresceu em população no Rio Grande do Sul, segundo os primeiros resultados do Censo 2022, divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De 2010 até 2022, Caxias ganhou 27.774 mil novos moradores, chegando a 463.338 habitantes na cidade.
Para Lodonha Soares, pesquisadora do Observatório do Trabalho, Núcleo de Inovação e Desenvolvimento da Universidade de Caxias do Sul (UCS), dois fatores são essenciais para esse crescimento: o mercado de trabalho formal — liderado por indústrias — e a boa infraestrutura. Lodonha destaca que, primeiramente, Caxias atraía pessoas de outras regiões do Estado, como Campanha e Zona Sul. Depois, imigrantes da Venezuela, do Senegal e do Haiti. Hoje, ela já nota o aumento da população oriunda de outras regiões do Brasil, como mineiros e nordestinos.
— A cidade tem uma qualidade do mercado formal muito interessante. Nós temos um setor industrial forte, um setor de serviços, de comércio e várias áreas dentro dos grandes setores econômicos que atrai essa mão de obra e, basicamente, de empregos formalizados — complementa.
Em relação à infraestrutura, Lodonha pontua que algumas áreas são diferenciadas, como saúde, transporte e segurança.
— Temos problemas? Temos. Mas se analisarmos todo esse conjunto da infraestrutura básica, em Caxias do Sul é muito diferenciado em relação a outras cidades. Não só o emprego, que é um grande impulsionador, mas nós temos a infraestrutura, isso é um conjunto que, somados, faz as pessoas decidirem morar aqui — analisa Lodonha.
Outro ponto defendido pela pesquisadora é sobre a vontade das pessoas de melhorar a qualidade de vida. Lodonha acredita que haja uma migração de pessoas de grandes centros urbanos, como capitais, para cidades do interior com boa estrutura.
— Estresse de uma cidade grande é muito maior. Da movimentação, da própria distância entre casa e local de trabalho, então as pessoas buscam cidades que podem oferecer as mesmas coisas de uma cidade maior, mas menos estressante. Caxias do Sul tem essa característica de atração, de ser uma cidade que, agora, é muito mais acolhedora aos diferentes, diferentes grupos, estrangeiros, nacionais, isso de alguma forma, também enriquece a cultura da cidade — ressalta a pesquisadora.
O vice-presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), Ruben Bisi, afirma que o município acompanhou o crescimento do Brasil e direciona o crescimento à "base industrial bastante forte", especialmente ligado ao agronegócio.
— Ele (o agro) tem puxado bastante nos últimos anos e nós fornecemos aqui equipamentos para o agro na parte de implementos, máquinas e colheitadeiras, plantadeiras, mas também no transporte de grãos, que é o caso da Randon, da Guerra e dos seus fornecedores, então nós atraímos muitos trabalhadores sem formação e que nós formamos dentro das empresas para a indústria — comenta o vice-presidente do Simecs.
Bisi ainda fala que, embora haja um déficit de mão de obra qualificada, Caxias é uma cidade de pleno emprego e, por isso, torna-se atraente às pessoas.
— Temos um crescimento do total de mão de obra na região nos últimos anos. Nós estamos nos recuperando daquela crise de 2008/2009, que teve uma grande evasão de pessoas de Caxias, agora estamos recuperando — finaliza.
Caxias do Sul hoje
- 463.338 habitantes (crescimento de 6,38% em relação a 2010)
- 2º maior município do RS
- 6º mais populoso na região Sul
- 48º maior município do país
- 220.347 domicílios (crescimento de 35,7%)
- Média de 2,5 moradores por residência
- Densidade demográfica de 280,42 habitantes por quilômetro quadrado
Fonte: Censo 2022