A praça central de Serafina Corrêa ganha um gigante e saboroso ingrediente na manhã deste sábado (3). No local está sendo produzida aquela que deseja ser a maior pizza do Brasil. O superalimento em preparação tem sete metros de diâmetro, o dobro do recorde atual, de 3,46 metros de diâmetro.
Para atingir a marca, são utilizados 150 quilos de massa, 30 quilos de fermento natural, 40 quilos de molho de tomate, 120 quilos de queijo ralado, 100 quilos de calabresa e 4 quilos de manjericão. Cerca de 20 pessoas estão envolvidas na atividade.
A preparação começou ainda na quinta-feira (1°). Às 3h deste sábado, a equipe já estava preparada, iniciando os trabalhos de abertura da massa. Por volta de 9h30min, eram distribuídos o queijo e o molho de tomate pelo chef Igor Candido suspenso por um guindate.
A massa base foi aberta em uma estrutura de metal com bicos de 16 fogareiro para o fogo que vai assar por baixo.
— Começamos a abertura da massa às 3h e agora estamos fazendo o processo de cocção, com os fogareiros embaixo e o maçarico em cima. Depois, vamos finalizar com a calabresa e com uma chuva de manjericão — conta o chef Igor.
Dezenas de moradores e visitantes observam curiosos a produção, ao mesmo tempo que registram tudo nos celulares. Duas fiscais do Ranking Brasil também acompanham todo o processo para validar a marca de Maior Pizza do Brasil.
— Estamos acompanhando desde o início do projeto, junto à prefeitura e à associação, orientando para que possam atingir o objetivo. Eles têm que ultrapassar o recorde anterior. Chegamos ontem (sexta) e estamos acompanhando todo esse processo da montagem da pizza. Está fantástico, muito bem organizado e acredito que não tem o porquê não atingirem o objetivo — aponta Iolete Cadari, uma das fiscais do Ranking Brasil, que veio de Curitiba.
O evento deste sábado marca o lançamento do Festipizza, que será realizado nos dias 7, 8, 14 e 15 de julho na cidade. A presidente da Associação Comercial Industrial e Serviços de Serafina Corrêa, Dolores Massolini, diz que a produção da pizza gigante vai atrair mais olhares para a cidade e, consequentemente, para o festival.
— Estive na Expointer em 2019 e vi eles confeccionando uma grande pizza lá. Então, eu pensei em trazer esta ideia para Serafina porque nós somos a cidade da pizza. Desde então, viemos contruindo esta ideia e mais pessoas foram aderindo. Queremos expandir mais nosso festival, então, nada melhor que um prêmio nacional para despertar essa curiosidade e fazer as pessoas virem para cá — ressalta Dolores.
Depois de pronta, a superpizza deve render mais de 5 mil pedaços, que serão distribuídos gratuitamente a partir do meio-dia.