A Avenida São Leopoldo, em Caxias, vai ganhar lombada eletrônica nas proximidades do cruzamento com as ruas Sarmento Leite, Garibaldi e Visconde de Pelotas. Essa é a solução encontrada pela Secretaria de Trânsito para reduzir o índice de acidentes no cruzamento. Em apenas uma semana, duas colisões ocorreram no ponto. A primeira foi no dia 5, quando a batida entre dois carros deixou cinco feridos. Já nesta quinta-feira (11), uma mulher fugiu após bater o carro contra um poste e o veículo pegar fogo.
Não é a primeira vez que o cruzamento registra acidentes com grandes danos e em sequência. No ano passado, quatro colisões foram registradas em apenas um mês. Diante do índice de acidentalidade, a Secretaria de Trânsito já realiza um estudo técnico para a instalação da lombada eletrônica. Ela deve ficar no sentido bairro-centro, que é o sentido que mais tem registrado problemas, segundo o secretário Alfonso Willembring.
— O desenho da área não é complexo, é simples. Tecnicamente o cruzamento está perfeito. Os acidentes acontecem por falta de atenção ou por excesso de velocidade. As pessoas pedem quebra-molas, mas não tenho mais trabalhado com esse dispositivo porque ele prejudica a mobilidade como um todo, incluindo o deslocamento de forças de segurança e ambulâncias — explica.
Os controladores de velocidade serão implantados dentro do contrato de cercamento eletrônico, assinado na quinta-feira (11) entre a prefeitura de Caxias e a empresa Vigillare. A parceria prevê o monitoramento de 34 faixas de tráfego, a serem definidas pelo município.
Apesar de estar decidido a respeito da instalação do controlador de velocidade na Avenida São Leopoldo, Willembring não estipula um prazo para o funcionamento do dispositivo devido a outros pontos que também necessitam as lombadas, especialmente o entorno de escolas.
— Entendo que tem pessoal que fica incomodado, mas tem outros pontos com índice de acidentalidade até maior — observa.
Monitoramento de semáforos
O município também planeja adotar ações para reduzir as infrações em cruzamentos da cidade. É cada vez mais comum presenciar motoristas furando o sinal a qualquer horário do dia e esse comportamento tem chamado a atenção da Secretaria de Trânsito. Por isso, a ideia é implantar os chamados caetanos, câmeras que monitoram a movimentação dos cruzamentos e detectam quando um veículo avança o sinal ou para sobre a faixa de pedestres.
De acordo com Willembring, o cruzamento da Avenida São Leopoldo com a Sarmento Leite, a Garibaldi e a Visconde deve estar entre esses pontos. A Rua Sinimbu com a Rua Do Guia Lopes e a Bento Gonçalves com a Borges de Medeiros também devem ser contempladas.
— Eu tenho como certo (a implantação). O que não tivemos até agora foi o recurso para contratar. O caetano auxilia muito porque também grava o cruzamento — afirma o secretário.
Ao contrário dos controladores de velocidade, os dispositivos dos semáforos não estão contemplados no cercamento eletrônico, por isso ainda é preciso captar recursos.