A temperatura amena e o tempo firme colaboraram para que um grande número de fiéis participasse do primeiro dia da 144ª Romaria de Caravaggio, tendo como destino o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em farroupilha. De acordo com a Brigada Militar de Farroupilha, até as 17h (horário de início da última missa do dia), 70.939 pessoas haviam passado pelo templo religioso. O número de veículos foi de 15.862.
A maior parte do público preferiu a parte da manhã para manifestar a sua fé, já que às 11h30min a parcial dada pela BM foi de cerca de 45 mil pessoas. Mas a movimentação foi intensa também na parte da tarde, quando muitas famílias preferiram se deslocar até o Santuário após o almoço mais demorado, por conta do feriado.
Vindas de Caxias do Sul, as companheiras Simone Alves, 25, e Tatiane Borges, 37, junto com a menina Emily Borges, fizeram a maior parte do trajeto de carro, pois Simone se recupera de uma fratura no tornozelo, sofrida em um acidente de trânsito. Há menos de um ano fraturou também o outro tornozelo, jogando futebol. O pedido foi para um ano de menos intempéries e uma boa recuperação.
- Mesmo vindo de carro a gente quis deixar o carro a mais de um quilômetro do Santuário, porque é preciso fazer algum esforço. É um momento em que a gente acende algumas velas para agradecer e reza pedindo por mais saúde, encarando a fila para encostar na santinha - comenta Simone, que é natural de Portão e mora em Caxias há dois anos.
Também foi o pedido por saúde que motivou as irmãs caxienses Dinara Freitas e Maria Elisete Freitas a fazer a romaria. O trajeto foi percorrido de carro para que não ficasse pesado para a menina Ana Júlia, neta de Dinara, de 9 anos. A menina foi o cnetro das orações, segundo a avó:
- Há seis anos nós perdemos o irmãozinho dela com apenas 10 meses, que faleceu após ter se afogado com o leite materno. Foi muito triste para toda a família e por isso a gente vem aqui rezar pela saúde de toda a família, mas principalmente para que a Ana Júlia possa crescer saudável e feliz.
O padre Daniel Zatti, que irá rezar uma missa no domingo, e que no primeiro dia da Romaria distribuiu bênçãos, destacou que a maioria dos fiéis pede pela própria saúde ou a de um ente querido, ou pede para ter mais sorte na busca por um emprego.
_ Muitas pessoas preferem receber a bênção em silêncio, mas:também há muitos que gostam de verbalizar os seus pedidos. É um momento muito bonito de fé e de esperança.
A 144ª Romaria de Caravaggio segue até domingo, com missas às 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30min, 12h, 13h, 14h (reza do terço) 15h, 16h e 17h.
Quem for de carro deve ficar atento. O acesso de veículos leves ao Santuário de Caravaggio é permitido pela Rodovia dos Romeiros. O retorno deve ser feito pelo distrito de São Marcos, em Farroupilha, em direção aos Caminhos de Pedras. Já os ônibus são orientados a usar a Rodovia dos Romeiros tanto para ida como volta.