Cerca de 100 servidores municipais realizaram uma caminhada por ruas centrais de Caxias do Sul na manhã desta quarta-feira (31). O ato faz parte do dia de paralisação da categoria por conta do impasse na negociação salarial. O grupo, na maioria ligados à educação, saiu por volta das 9h10min da frente da Secretaria Municipal da Educação, na Rua Borges de Medeiros. Com carro de som, bandeiras, cartazes e instrumentos musicais, eles seguiram em direção à prefeitura.
No largo do centro administrativo, outro grupo também se concentrava no início da manhã. Um terceiro grupo realizou um ato em frente à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp), no bairro Centenário, e também tinha deslocamento previsto para a prefeitura. Uma assembleia está marcada para as 16h, em frente à prefeitura, para a categoria decidir os próximos passos da paralisação.
A paralisação dos servidores municipais que ocorre nesta quarta em Caxias do Sul teve adesão de 83 escolas da rede que contam com Ensino Fundamental. A paralisação se dá de forma total, com exceção da EMEF Professora Arlinda Lauer Manfro de São João da 4ª Légua, em Galópolis, que teve adesão parcial. As 48 escolas de Educação Infantil que funcionam à parte das escolas de Ensino Fundamental funcionam normalmente, segundo a Secretaria Municipal de Educação. A mobilização dos servidores públicos municipais em Caxias do Sul não impactou o atendimento nos postos de saúde. As unidades básicas de saúde do Cruzeiro e São Vitor Cohab, por exemplo, abriram no horário normal, às 7h30min.