Na manhã deste sábado (7), o setor da juventude da Diocese de Caxias do Sul encenou a 19ª Via-Sacra nos pavilhões da Festa da Uva, junto ao Monumento Jesus Terceiro Milênio. Mais de 400 pessoas, segundo a organização, assistiriam e se emocionaram com as 14 passagens de vida e morte de Jesus. Neste ano, a via-sacra teve a reflexão voltada ao lema da Campanha da Fraternidade, Dai-lhes vós mesmos de comer!.
A encenação, que contou com aproximadamente 50 jovens, começou na escadaria com a bênção do bispo Dom José Gislon. A primeira estação foi a visita de Jesus a João Batista, onde ele opera o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes para alimentar a multidão. Ao lado do monumento ocorreu a encenação da crucificação de Jesus ao som de Ninguém te ama como eu.
O casal Jaqueline Amarante, 37 anos, e Everton dos Reis, 39, moradores do bairro Santa Catarina, acompanharam a encenação e se emocionaram.
— Além de lindo, é emocionante poder ver e sentir de perto todo o sofrimento dos momentos que Jesus passou. Principalmente o de Maria, que acolhe a dor de mães que sofrem diariamente — disse Jaqueline.
Fred Moschen, 43, que representou Jesus na via sacra do ano passado, deu apoio técnico nesta edição:
— São duas emoções diferentes, uma de se preparar para ser Jesus e vivenciar tudo que ele passou; outra é estar aqui como espectador e ajudar a transmitir esse momento lindo.
À tarde, em Caxias do Sul, está prevista a procissão com o Cristo Morto pelo centro da cidade, e encontro com a imagem de Nossa Senhora das Dores, na Catedral Diocesana. Fiéis saem de cinco pontos distintos e se encontram no Centro.
PROCISSÕES
Saída: Paróquia de São Pelegrino, às 14h30min
Destino: Catedral Diocesana
Percurso: Ruas Sinimbu e Dr. Montaury
Saída: Paróquia de São Leonardo Murialdo, às 14h30min
Destino: Catedral Diocesana
Percurso: Ruas Dr. Montaury e Avenida Júlio de Castilhos
Saída: Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, às 14h45min
Destino: Catedral Diocesana
Percurso: Ruas Os Dezoito do Forte, Do Guia Lopes e Sinimbu
Saída: Paróquia do Cristo Redentor, às 14h45min
Destino: Catedral Diocesana
Percurso: Ruas Pedro Tomasi, Os Dezoito do Forte, Do Guia Lopes e Sinimbu
Saída: Catedral Diocesana, às 15h
Destino: Catedral Diocesana
Percurso: Ruas Sinimbu, Dr. Montaury, Avenida Júlio de Castilhos, Do Guia Lopes e Sinimbu