A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza inicia na próxima segunda-feira (10). Em Caxias do Sul, 185 mil pessoas que estão dentro dos grupos prioritários (veja abaixo) podem procurar a vacina contra a gripe desde o primeiro dia. Antes, a ação ampliava os grupos que poderiam receber o imunizante de forma gradativa. O município recebeu 16 mil doses para iniciar a campanha. A meta do governo federal é vacinar 90% do público-alvo (no Brasil, são mais de 81 milhões de habitantes).
— Lembramos que neste ano todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde já podem procurar a vacina deste o primeiro dia, então não será preciso que esses grupos esperem a troca de etapa. A vacina protege do surgimento de complicações respiratórias, por isso é tão importante que todos que estão contemplados procurem uma UBS a partir de segunda-feira — explica Sandra Tonet, diretora técnica da Vigilância em Saúde.
Com exceção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Oásis - que está fechada para obras -, todas as unidades aplicam a vacina de segunda a sexta. Conforme cronograma do Ministério da Saúde, a campanha segue até 31 de maio. A pasta ainda precisa definir um Dia D, que geralmente é um sábado com ação intensiva para que as pessoas busquem a vacinação.
A vacina disponibilizada tem três cepas circulantes do vírus Influenza, A-H1N1, A-H3N2 e B. Adultos recebem dose única. Crianças abaixo de nove anos que receberem a vacina pela primeira vez devem aplicar duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas. Os caxienses podem receber a vacina concomitantemente a outros imunizantes, como o contra a covid-19.
Confira os grupos prioritários e como funciona a campanha
Quem pode tomar a vacina a partir de segunda-feira (10/04):
- Pessoas de 60 anos ou mais
- Trabalhadores da saúde (comprovar atuação na área)
- Crianças (6 meses a 5 anos)
- Gestantes - Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
- Povos indígenas
- Professores e demais trabalhadores da educação (comprovar atuação)
- Pessoas com comorbidades
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
- Trabalhadores portuários
- Forças de segurança e salvamento
- Forças armadas
- Funcionários do sistema de privação de liberdade
:: Quando: de segunda a sexta-feira, até 31/05/23 (um dia D será definido)
:: Onde: todas UBSs (exceto Parque Oásis, em obras)
:: Horários das UBSs:
- Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon, Vila Ipê: 8h às 19h
- Demais UBSs: 8h às 16h