Na próxima semana, Caxias do Sul realizará o Dia D de vacinação em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do município (exceto a UBS Parque Oásis, que está em obras). A ação está marcada para o sábado, 6 de maio, das 9h às 15h, e oferecerá a aplicação das vacinas contra a Influenza e covid-19.
Serão aplicadas a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, doses de rotina para crianças e adolescentes até 14 anos e o reforço com a vacina bivalente para os grupos contemplados. Além disso, as UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê vão aplicar vacinas da covid-19 para crianças de seis meses a 11 anos.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) destaca que no Dia D o reforço com a bivalente estará disponível em todas as UBss. Entretanto, por conta da baixa procura, durante a semana a aplicação da vacina é concentrada em 18 unidades para evitar a perda de doses. A partir de sexta-feira (28 de abril), todas as pessoas de 18 anos ou mais que receberam, ao menos, duas doses de vacinas da covid-19 anteriormente podem se imunizar com a bivalente. Também são contempladas pessoas de 12 anos ou mais com comorbidades, deficiência permanente ou imunocomprometidas, além de gestantes e puérperas.
É importante destacar que, até o momento, 17% do público-alvo já foi imunizado contra a gripe em Caxias, sendo que o objetivo é chegar a 90%. A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue até 31 de maio e os grupos prioritários são definidos pelo Ministério da Saúde.
A SMS destaca também que aqueles que precisarem se imunizar com mais de uma vacina podem receber as doses no mesmo dia, pois não existem impeditivos para isso.
Grupos prioritários vacina contra a gripe:
- Pessoas de 60 anos ou mais.
- Trabalhadores da saúde (comprovar atuação na área).
- Crianças (seis meses a cinco anos).
- Gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto).
- Povos indígenas.
- Professores e demais trabalhadores da educação (comprovar atuação).
- Pessoas com comorbidades (apresentar atestado ou receita médica).
- Pessoas com deficiência permanente.
- Caminhoneiros.
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso.
- Trabalhadores portuários.
- Forças de segurança e salvamento.
- Forças armadas.
- Funcionários do sistema de privação de liberdade.
Reforço com a bivalente contra a covid-19:
- Pessoas de 18 anos ou mais em geral a partir de sexta-feira, dia 28 de abril
- Pessoas de 12 anos ou mais com comorbidades, com deficiência permanente ou imunocomprometidas.
- Gestantes e puérperas.
*É preciso ter recebido no mínimo duas doses de vacinas da covid-19 anteriormente e respeitar intervalo de quatro meses após a última aplicação.
Vacinas do calendário de rotina:
- Crianças e adolescentes de até 14 anos em todas as UBSs;
- Vacinas contra covid-19 para crianças de seis meses a 11 anos nas UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê.