Atuar na área da preservação ambiental, na promoção da educação ambiental e na preservação dos recursos hídricos são os objetivos da Associação Farroupilhense de Proteção ao Ambiente Natural (Afapan) há mais de 30 anos. Para dar sequência a essa iniciativa, a entidade está convocando a comunidade para participar da ação Juntos pela Água, uma mobilização para recolhimento de resíduos, proteção à água e educação ambiental neste sábado (18), das 8h às 17h. A ação ocorrerá na área da bacia de captação da barragem do Burati, no interior de Farroupilha.
O evento, que é realizado em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, busca conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos e a importância de preservar as fontes de água potável. Sendo assim, os grupos de voluntários da Afapan irão percorrer a área da barragem para recolher os resíduos e realizarão registros fotográficos.
Com o auxílio de grupos de escoteiros locais, serão marcados os pontos onde forem identificados cursos de água que abastecem a barragem. A partir disso, serão recolhidas amostrar de água para análises preliminares do pH e turbidez (condição da água com quantidade excessiva de partículas em suspensão). Dessa forma, caso algum indicador apresente dados fora do normal, serão implementadas ações posteriores para averiguação da qualidade da água do local.
Toda a operação será na sede do Clube Caça e Pesca, que também oferecerá almoço para os participantes. Na data do evento, será disponibilizado um ônibus com saídas desde a prefeitura até o clube, e outro micro-ônibus que ficará na área do evento para levar os grupos de voluntários até os locais designados, com horários pré-determinados, oportunizando a participação de toda a comunidade. As inscrições podem ser realizadas através do link https://forms.gle/JahguobEbH49Syer7.
É importante destacar que todos os resíduos coletados pelos participantes serão quantificados e triados. Destes, os recicláveis retornarão para a cadeira produtiva através da reciclagem e os rejeitos serão destinados conforme legislação ambiental vigente. Além disso, empresas apoiadoras do evento terão a possibilidade de oferecer ações profissionais, como distribuição de água filtrada e lanches saudáveis.
Segundo o coordenador e voluntário da Afapan, Érico Razzera, o evento deve ser muito impactante para conscientizar a população.
— Toda equipe que está organizando o evento está bem confiante que vai ser um marco para a região e que vai sensibilizar muita gente impacto causado no sistema de abastecimento de água. Eu, sinceramente, acredito que vai ser o maior evento que já ocorreu nesse formato aqui na Serra — disse.
Mais informações pelo Instagram, Facebook e site da Afapan. A ONG aceita doações.