Câmeras e equipamentos de monitoramento que vão auxiliar no estudo sobre o Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana (Planmob) começam a operar na semana que vem em Caxias do Sul. A informação é de Gustavo Taniguchi, diretor da empresa URBTEC™, responsável pelo estudo. Os aparelhos foram locados e instalados pela empresa nesta semana na Rua Sinimbu, na área central da cidade.
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) esclarece que estes equipamentos não identificam os veículos individualmente nem fazem registros de infração.
Taniguchi explica que nos levantamentos do Plano de Mobilidade são feitas contagens de tráfego em três turnos específicos, que são horários de pico, durante três horas em cada um desses turnos.
— Para um melhor entendimento do volume de tráfego na área central, inclusive para diferenciar os volumes entre dias de semana e finais de semana, horários entre esses picos, achamos melhor instalar um equipamento que faça esse levantamento de forma automática. Então, as câmeras fazem a contagem de veículos e também a classificação motos, carros, caminhões e ônibus durante um período mais longo do que as contagens na hora de pico — completa.
Desta forma, é possível identificar a distribuição do tráfego ao longo do dia, da semana e do período em que o equipamento fica em funcionamento, que deve ser de um mês.
— São informações importantes para balizar as propostas relacionadas à mobilidade, principalmente na redução dos congestionamentos — destaca Taniguchi.