Quarta-feira (22) é a vez de Bento Gonçalves iniciar a aplicação da Pfizer Bivalente contra a covid-19. A primeira etapa da imunização será realizada exclusivamente para os idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs). O atendimento dos grupos prioritários foi definido pelo Ministério da Saúde (MS) em cinco fases sequenciais.
Para a primeira fase de aplicações, o município conta com 360 doses, e mais de 2,2 mil doses para contemplar os próximos grupos prioritários. A vacina bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra duas variantes da Ômicron. Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes.
Em Caxias do Sul, a primeira etapa de aplicações começou na semana passada. Foram 160 doses aplicadas em cinco instituições de longa permanência. Ainda faltam 26 instituições. Os próximos passos de como será a vacinação nas ILPs restantes ainda serão divulgados pela prefeitura.