Exames de triagem, testes rápidos, avaliação corporal, acuidade visual, vacina contra a covid-19 e até cadeira de massagem estão disponíveis, de forma gratuita, em uma ação que ocorre nesta quarta-feira (14), em Caxias do Sul. Desde as 9h, uma carreta que sedia todos estes serviços está estacionada no pátio do Posto Capoani da BR-116, no bairro São Ciro. Bastam aproximadamente 20 minutos para fazer a revisão oferecida pela rede Ipiranga, no projeto Saúde na Estrada.
A carreta utilizada possui dois andares em cerca de 110 metros quadrados, teto levadiço e espaço para atendimento do público. Dentro dela, atuam equipes locais, em uma parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e do CNEC de Bento Gonçalves. O serviço é voltado para motoristas de caminhão, mas aberto a todos os moradores da cidade. Até o meio-dia, cerca de 130 pessoas já tinham passado pelos atendimentos, que seguem até as 17h. Nesta quinta-feira (15), a unidade estará em Farroupilha, no Posto Cavalleri, na RS-453, também no horário das 9h às 17h.
Os quatro minutos de funcionamento da cadeira de massagem foram suficientes para relaxar, segundo Carlos de Albuquerque Pereira, 31. O motorista de caminhão, que trabalha para uma transportadora de Bento Gonçalves, estava em São Marcos e, ainda pela manhã, voltava para a empresa quando foi convidado pelos agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) a estacionar para aproveitar os serviços oferecidos na ação.
— Verifiquei a pressão, glicemia, batimento cardíaco, temperatura corporal. Mas a cadeira foi a melhor de todas, bem relaxante. Achei muito bom ter isso na rodovia — afirmou o motorista.
Após realizar um breve cadastro, logo na entrada, o visitante é presentado com uma garrafinha e orientado a realizar o circuito de testes e exames. Os resultados são impressos e entregues na hora, para que possam até mesmo ser apresentados a um médico em caso de alteração.
São oferecidos testes de HIV e hepatite B e C, verificação contra sífilis, exames de triagem para controle de temperatura corporal, batimentos cardíacos, oxigenação do sangue (oximetria), nível de açúcar no sangue (glicemia), pressão arterial e acuidade visual.
Quem passa pelos atendimentos também pode fazer um teste que verifica a composição corporal, bioimpedância, e atualizar o esquema vacinal contra a covid-19 (doses apenas para maiores de 18 anos). Tem ainda a distribuição de preservativos masculinos e femininos, e o espaço zen, que disponibiliza a cadeira de massagem.
Desde a criação, o Saúde na Estrada já realizou 625 mil atendimentos em pelo menos 200 municípios diferentes, percorrendo 550 mil quilômetros. Ao todo, 50 mil profissionais de saúde já participaram em 1,5 mil ações.
Agenda
- Caxias do Sul: quarta-feira, das 9h às 17h, no posto Capoani da BR-116, no bairro São Ciro
- Farroupilha: quinta-feira, das 9h às 17h, no posto Cavalleri, na RS-453